Metamizol magnésico

Páginas: 8 (1806 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Metamizol magnésico

Indicações: Dor moderada a grave.

Reacções adversas: Agranulocitose, leucopenia, trombocitopenia, reacções de hipersensibilidade com choque. Pode ocorrer síndrome de Stevens-Johnson e síndrome de Lyell. Têm sido descritas também alterações renais com oligúria ou anúria, proteinúria e nefrite intersticial.

Contra-indicações e precauções: Asma; porfiria, deficiência emdesidrogenase do fosfato de glucose-6 (G-6-PD).

Interacções: Deve-se ter atenção à utilização simultânea com anticoagulantes. O álcool potencia o efeito do metamizol.

Posologia: > 15 anos - Via oral: 500 a 1.000 mg. Via IV ou IM: consultar literatura apropriada.

Mecanismo de acção: O metamizol tem acção selectiva na inibição da síntese das prostaglandinas a nível docérebro, o que permiteevitar a diminuição do valor do limiar da dor, diminuição essaque é induzida pela libertação das prostaglandinas cerebrais. Assim, tal como oparacetamol, o metamizol é um inibidor mais potente das prostaglandinas sintetasescerebrais que das periféricas.

Em doses muito elevadas o metamizol magnésico pode produzir uma ligeira polipneia. 
Doses de 0,4 g/Kg produzem um certo grau de narcose emcoelhos.

Em protocolos experimentais, em animais de laboratório, o composto demonstrouintensa acção analgésica. Este efeito foi particularmente destacado sobre a dorprovocada por estímulos químicos no coelho e sobre a dor de inflamação no rato (testede Belle e Tislow; de Randall-Salito, de Koster, etc.). A dor provocada pelo calor émenos atenuada pelo fármaco (teste de Gross).

A acçãoanti-inflamatória deste fármaco parece ser devida à inibição da síntese dasprostaglandinas a nível periférico. Foi demonstrada em diversas experiências animais. 
Atenua a reacção eritematosa-exsudativa da queimadura cutânea experimentalprovocada por raios ultra-violeta, reduz e evita o edema produzido pela injecção sub-
cutânea de formol ou ovoalbumina, diminuindo a permeabilidade capilaranormalmenteaumentada, actuando como anti-histamínico fraco e como inibidor da hialuronidase.

Também se comprovou a acção anti-inflamatória sobre o edema agudo induzido dapata do rato por injecção subplantar de diversos irritantes (caolino, ovoalbumina,carragenina, etc.).

Dependendo da espécie animal, a DE50 deste composto, para esta acção, varia entreos 100 e 400 mg/Kg.

Outras experiências demonstraramque o fármaco é capaz de inibir a permeabilidadecapilar aumentada e que o tratamento com derivados oxiquinazínicos evita o choque

anafilático em coelhos sensibilizados com injecção de proteínas e de glóbulosvermelhos humanos.

A acção anti-térmica parece ser devida à inibição da síntese das prostaglandinas a níveldo centro hipotalâmico da termorregulação. A este efeito está associada umaligeiraacção sedativa e uma discreta depressão do centro emético.

O metamizol magnésio não provoca habituação nem dependência, visto não terqualquer relação química nem biológica com estupefacientes, sedativos ouneurolépticos. Não provoca sonolência ou depressão e não altera as reacçõessensoriais. Não deprime nem altera a actividade dos centros respiratórios e do aparelhocardiovascular, nemmodifica a dinâmica da digestão.





Enoxaparina Sódica


Indicações: Tratamento e profilaxia da trombose venosa em cirurgia geral, cirurgia ortopédica, embolismo pulmonar, angina instável e enfarte do miocárdio sem ondas Q.

Reacções adversas: Risco de hemorragia aumentado se a depuração da creatinina for inferior a 30 ml/min./1.73 m2. V. Heparinas de baixo peso molecular (HBPM) edalteparina sódica (4.3.1.1.).

Contra-indicações e precauções: V. Heparinas de baixo peso molecular (HBPM) e dalteparina sódica (4.3.1.1.).

Interacções: V. Heparinas de baixo peso molecular (HBPM) e dalteparina sódica (4.3.1.1.).

Posologia: [Adultos] - Profilaxia da trombose venosa em cirurgia: 20-40 mg (2000 a 4000 UI) SC, 2 horas antes da cirurgia e 20 mg cada 24 horas, 7-10 dias.

Cirurgia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metamizol Magn Sio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!