Metalurigia

894 palavras 4 páginas
Metalurgia ou Transformações

Henrick Camargo
N° 14
1°A – MC

São Bernardo do Campo, 29 de Agosto
Metalurgia ou Transformações:

-Laminação
-Forjamento
-Fundição
-Usinagem
-Soldagem
-Trefilação

-Laminação: É um processo de transformação mecânica que consiste na redução da seção transversal por compressão do metal, por meio da passagem entre dois cilindros de aço ou ferro fundido com eixos paralelos que giram em torno de si mesmos. Esta seção transversal é retangular e refere-se a produtos laminados planos de alumínio e suas ligas, compreendendo desde chapas grossas com espessuras de 150 mm, usadas em usinas atômicas, até folhas com espessura de 0,005 mm, usadas em condensadores. Existem dois processos tradicionais de laminação de alumínio: laminação a quente e laminação a frio. Atualmente, a indústria também utiliza-se da laminação contínua.
Os principais tipos de produtos laminados são: chapas planas ou bobinadas, folhas e discos. Esses semimanufaturados têm diversas aplicações em setores como transportes (carrocerias para ônibus, equipamentos rodoviários, elementos estruturais, etc.), construção civil (telhas, fachadas, calhas, rufos, etc.), embalagens (latas, descartáveis e flexíveis) e bens de consumo (panelas, utensílios domésticos, etc.).

-Forjamento: Conjunto de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dútil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou o perfil da ferramenta de trabalho. Na maioria das operações de forjamento emprega-se um ferramental constituído por um par de de ferramentas de superfície plana ou côncava, denominadas matrizes ou estampos. A maioria das operações de forjamento são efetuadas a quente; contudo, uma grande variedade de peças pequenas (parafusos, porcas, pinos, engrenagens, pinhões, etc) são produzidas por forjamento a frio. De um modo geral, todos os materiais conformados

Relacionados