metalurgicas e siderurgiucas

641 palavras 3 páginas
Desafios da Indústria Metalúrgica
Publicado em 04/03/2012 por Cristiano Bertulucci Silveira
São inúmeros os fatores que influenciam a competitividade na indústria metalúrgica. Eles abrangem desde a geração de energia do país até a concorrência externa. Dentre os vários fatores, podemos citar que a falta de mão-de-obra, escassez de energia e a falta de inovação e tecnologia são os aspectos considerados como os maiores desafios da indústria metalúrgica em 2012.

Desafios da Indústria Metalúrgica
A falta de mão de obra é o principal desafios da Indústria Metalúrgica
Falta de mão de obra na indústria metalúrgia.

A grande preocupação dos investidores é falta de mão de obra qualificada, principalmente de Engenheiros e Técnicos de nível médio em mecânica e metalúrgica.

Somente em janeiro de 2012, a indústria metalúrgica abriu 4612 vagas segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) sendo que entre 2003 e 2008, o Brasil formou apenas 939 engenheiros metalúrgicos. ** Utilizando as palavras de Horacídio Leal Barbosa Filho, diretor executivo da ABM, em entrevista dada a revista Você S.A, se imaginarmos que são cinco anos para formar um engenheiro e mais outros cinco para fazê-lo dar retorno à empresa, é preciso agir logo”.

Ainda segundo Horacídio, “Se já está faltando engenheiro metalúrgico no mercado agora, imagine quando a produção dobrar de tamanho como o setor planeja?”.

Analisando o cenário apresentado pelos números acima, é possível ter um dimensionamento do tamanho do desafio da indústria metalúrgica neste quesito.

Consumo de energia na indústria metalúrgica deve aumentar em 40% até 2017.

A geração de energia também é um assunto que preocupa. Com o crescimento acelerado do país, a falta de energia é a maior barreira para o crescimento industrial. De acordo com um estudo sobre energia e meio ambiente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), setores como ferro gusa e aço devem aumentar seu consumo em 40% até 2017.

Relacionados