Metalurgia

Páginas: 4 (925 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
SENAI nadir Dias de Figueiredo

Eletroquímica



Introdução
Uma corrente elétrica pode provocar uma reaçãoquímica ou, uma reação química pode produzir uma corrente elétrica. A relação entre estes dois fenômenos é estudada por um ramo da química chamado eletroquímica.

Eletroquímica
A Eletroquímica é aparte da química que estuda o relacionamento entre a corrente elétrica e as reações químicas .A Corrosão eletroquímica pode ocorrer sempre que existir heterogeneidade no material metálico-meiocorrosivo, pois possibilita a formação de áreas anódinas e catódicas.

Potencial de redução
A medida do potencial padrão de redução de um dado eletrodo padrão é feita medindo-se a ddp de uma pilhapadrão na qual uma das semi pilhas é um eletrodo padrão de hidrogênio e a outra é o eletrodo padrão.
Já que potenciais de eletrodo são convencionalmente definidos como potenciais de redução, o sinal dopotencial para o metal sendo oxidado deve ser invertido quando calculado o potencial total da célula. Note-se que os potenciais de eletrodo são independentes do número de elétrons transferidos e entãoos dois potenciais de elétrons podem ser simplesmente combinados para dar o potencial total da célula se diferentes números de elétrons estão envolvidos nas duas reações dos eletrodos.
Potenciaispadrões de eletrodo
Eletrodo padrão é aquele no qual as concentrações das substâncias em solução é igual a 1 mol/L e a temperatura é de 25°C. No caso de um gás participar do eletrodo, sua pressão deve serigual a 1 atm.
Material metálico
Contornos de grãos – nos limites dos grãos cristalinos os átomos apresentam certo desarranjo decorrente do encontro entre os grãos, o que determina frequentementecertas imperfeições no interior dos cristais. É evidente que o limite entre dois grãos quaisquer é uma região heterogênea em comparação com o grão. Não somente pode variar a orientação dos átomos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metalurgia
  • metalurgia
  • Metalurgia
  • Metalúrgia
  • metalurgia
  • Metalurgia
  • Metalurgia
  • Metalurgia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!