Metalurgia

Páginas: 3 (601 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2012
2.5 – COBRE E BRONZE
A exploração do cobre começou muito antes dos outros metais. Perante a existência de depósitos de cobre quase puro, cedo o homem se apercebeu que esta “espécie de pedra” podiaser modelada por batimento a frio e, ainda mais facilmente, quando aquecida. A extracção do cobre de minérios menos puros era obtida por meio de fusões sucessivas para remover escórias e impurezas.Inicialmente o cobre era tratado como se fosse uma pedra, embora macia e maleável. A sua maleabilidade obrigava a remartelar os artefactos. A maleabilidade do cobre natural era aumentada peloaquecimento, o que permitia outras formas diferentes das obtidas com a pedra tradicional. O cobre, quando submetido a uma elevada temperatura, fundido e vertido em moldes, possibilitava a obtenção de objectosmaiores e de formas complexas. Estava a ser dado o primeiro passo para o que viria a ser a técnica metalúrgica.
A transformação pelo fogo só podia ser conseguida por um povo que já dispusesse demeios para obter o calor necessário à fusão dum mineral. As primeiras experiência para fundir o cobre devem ter ocorrido em fornos de oleiro, únicos capazes de dar a temperatura necessária à fusão docobre. A tarefa inicial do fundidor consistia em reduzir o cobre à forma de lingotes ou a produzir quantidades de metal suficientes para produzir objectos pequenos, na maioria dos casos simplesornamentos. O fundidor procurava obter ligas mais ou menos naturais de cobre com arsénio ou estanho, de forma a obter tipos de metal mais resistente, ou de cobre com chumbo ou prata.
Da mistura do cobre como estanho resultou uma liga, o bronze, muito mais dura, sólida, menos quebradiça e com ponto de fusão consideravelmente mais baixo. A descoberta do bronze marcou o verdadeiro início da metalurgia. Comas suas favoráveis características os metalurgistas não encontraram dificuldade em produzir objectos de acabamento superior.
A transformação em objectos de cobre ou bronze obrigava a uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metalurgia
  • metalurgia
  • Metalurgia
  • Metalúrgia
  • Metalurgia
  • metalurgia
  • Metalurgia
  • Metalurgia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!