Metalurgia

Páginas: 5 (1031 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2014
 Metalurgia
A metalurgia é a ciência que estuda e gerencia os metais desde sua extração do subsolo até sua transformação em produtos adequados ao uso.
Desde muito cedo o homem aproveitou os metais para fabricar utensílios e foi com o domínio do fogo que isso foi possível.
Os primeiros altos-fornos apareceram no século XIII e foi somente no século XVIII que ametalurgia teve um impulso graças a revolução industrial Provavelmente a primeira produção do metal foi obtida acidentalmente, ao se colocar certos minérios se estanho ou de chumbo numa fogueira.
O calor de uma fogueira (cerca de 200ºC) e o carvão foram suficientes para fundir e purificar esses minérios, produzindo um pouco de metal.
A primeira evidencia referente a metalurgia humana foi no quintomilênio A.C e foram encontrados em sítios arqueólogos na Sérvia, referencias como um machado de cobre. E desde então a metalurgia é considerada uma das atividades que o homem tem se dedicado seus maiores esforços.
Hoje em dia a metalurgia vem ganhando muito espaço na área industrial, devido seu grande valor e importância na vida da humanidade, pois foi graças a essa pratica da metalurgia que hojetemos maquinas, equipamentos, eletrodomésticos, automóveis, entre milhares de outras coisas indispensáveis para se viver.
Tudo começa pelo beneficiamento dos minérios e por sua transformação em metais e ligas metálicas.
A metalurgia atua desde a extração do minério, refino e conformação até a obtenção de produtos com estrutura e propriedades ajustadas a diferentes finalidades, adaptando essesmetais para os mais diversos usos industriais, desde a confecção de chapas e vigas para construção civil até a produção de latas de refrigerante, implantes ortopédicos e trens para pouso de avião. Ela também combina metais com outros materiais, como vidro, plástico ou cerâmica, criando compostos com novas propriedades

A metalurgia e o mercado de trabalho
O mercado de trabalho está em altadevido ao crescimento no volume de investimentos nas industrias meta-mecânica, mineradora, petroleira e nuclear.
Como grade exportador de minério, o Brasil alimenta industrias de todo o mundo.
Internamente a reestruturação da industria naval e a expansão da industria do petróleo tem demandado muitos metalúrgicos, sobretudo para de desenvolver e acompanhar operações de seleção de materiais esoldagem de metais.
Atualmente, com as varias construções que estão sendo realizadas no Brasil devido Copa do Mundo e as Olimpíadas, a metalurgia ganhou um olhar novo, pois investimentos foram feitos para o crescimento desse tipo de negocio metalúrgico, já que para realizar essas construções são bastante usadas estruturas metálicas, o que gerou uma maior procura por metalúrgicos de varias áreas, comoprodução de metais, soldagem, fundição, laminação, extrusão, forjamento, trefilação etc.

Divisão da metalurgia
A metalurgia pode ser dividida em: Metalurgia Extrativa, Metalurgia de Processos e Tratamentos.
Metalurgia Extrativa
Poucos metais se apresentam na natureza em estado puro. Por isso, na maior parte dos casos, aplicam-se os métodos da metalurgia extrativa.
Na seleção da técnica maisadequada de extração é importante considerar na apenas a estrutura química do minério,mais também fatores como a natureza das impurezas presentes no mineral que , em alguns casos tem valor econômico.
O aspecto mais importante na extração dos metais é sua redução,processo que corresponde a reação química contraria a oxidação.
Antes de passar pela etapa de redução, os minérios são britados,moídos,classificados por peneiramento e concentrados. O processo de concentração consiste em aumentar o teor metálico do minério por eliminação da ganga.
Metalurgia de Processos
A segunda fase da extração é o processo, pelo qual o metal é extraído do concentrado obtido na primeira fase, refinado, transformado em liga e preparado para atender as especificações do mercado.
Na escolha de cada método...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metalurgia
  • Metalurgia
  • Metalúrgia
  • Metalurgia
  • metalurgia
  • Metalurgia
  • Metalurgia
  • Metalurgia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!