Metalurgia do pó e soldagem

Páginas: 25 (6236 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL





















METALURGIA DO PÓ E
SOLDAGEM













INTRODUÇÃO – METALURGIA DO PÓ


A Metalurgia do pó, comumente denominada sinterização(que na verdade é uma das etapas da metalurgia do pó), vem a ser um processo de fabricação cuja finalidade é produzir peçascompactando pós-metálicos, cerâmicos ou cermetes (metal + cerâmica).

Esse aquecimento, chamado sinterização, normalmente confere à massa de pó aglomerada as propriedades físicas e mecânicas desejadas. É comum, entretanto, a ocorrência de outras fases de processo que permitem alcançar valores mais rigorosos de resistência mecânica, tolerância dimensional, acabamento, etc.

Trata-se de uma técnica defabricação que permite a produção de peças com formas definitivas ou praticamente definitivas dentro de tolerâncias bastante apertadas, produção de componentes com certas características estruturais e físicas impossíveis de serem obtidas através de qualquer outro processo metalúrgico.

O processo consiste em compactar ou modelar a mistura e aquecê-la, com objetivo de melhorar a ligação da misturaestrutural interna. A característica específica do processo é que a temperatura permanece abaixo da temperatura de fusão do elemento constituinte principal chamada sinterização.

A metalurgia do pó é um processo em que a economia de material é levada ao extremo, com mínimas perdas de matéria-prima, comparada com a usinagem tradicional, em que as perdas podem chegar a 50% do material. Certas ligaspodem ser obtidas pela metalurgia do pó a custos menores do que se fossem produzidas pela metalurgia convencional.

A possibilidade de conjugar peças simples e partes sinterizadas representam um importante fator de economia de custos, com preservação de qualidade do produto final.

O controle exato da composição química desejada do produto final, a redução ou eliminação das operações deusinagem, o bom acabamento de superfície, a pureza dos produtos obtidos e a facilidade de automação do processo produtivo são alguns dos motivos que tornam a metalurgia do pó uma fonte produtora de peças para praticamente todos os ramos da indústria, como o automobilístico, de informática, aeroespacial, de material eletroeletrônico, de equipamentos e implementos agrícolas, têxtil e tantos outros.MATÉRIAS PRIMAS

As matérias primas na metalurgia do pó são pós metálicos e não metálicos, cujos característicos tecnológicos influem não só no comportamento do pó durante o seu processamento, como também nas qualidades finais do produto sinterizado.

Esses característicos dos pós, que devem ser conhecidos e controlados, são: tamanho da particula e distribuição do tamnaho; forma da particula;porosidade da particula; superfície específica; densidade aparente; velocidade de escoamento; compressibilidade; composição quimica e pureza.

MÉTODOS DE FABRICAÇÃO DOS PÓS METÁLICOS

Moagem

É utilizada principalmente para reduzir determinados pós a particulas de menores dimensões, como é o caso de carbonetos duros sinterizados.

Atomização

O processo consiste em forçar o metal ou aliga, no estado líquido, a passar através de um pequeno orifício e desintegrar a corrente líquida formada, mediante um jato de ar comprimido, vapor ou gás inerte, o que promove a solidificação do metal em partículas finamente dividias, as quais são colhidas em coletores especiais por meio de um sistema de sucção.

Condensação

O processo é, na realidade, a combinação de dois processos químicos:condensação e redução, pois a primeira etapa consiste na evaporação de um óxido do metal(geralmente óxido de zinco), seguindo-se uma redução a vapor de zinco por parte de CO; o vapor de zinco é em seguida condensado na forma de pó.


Decomposição térmica

Basicamente, é um processo fisico-quimico que consiste na decomposição de uma substância por ação do calor.

Redução

É feita a partir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metalurgia da soldagem
  • Metalurgia da soldagem
  • Metalurgia soldagem
  • METALURGIA DA SOLDAGEM
  • Metalurgia de soldagem
  • metalurgia do pó
  • Metalurgia do Pó
  • metalurgia do pó

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!