Metalurgia do pó com ênfase na produção de pastilhas de usinagem de metal duro

Páginas: 11 (2603 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Resumo
Este trabalho tem como objetivo, a explicação do processo de fabricação da Metalurgia do Pó, ressaltando suas vantagens e desvantagens, com ênfase na fabricação de pastilhas de metal duro. O desenvolvimento do mesmo será de uma breve introdução do processo de metalurgia do pó, e posteriormente, uma detalhada explicação sobre a composição e fabricação de pastilhas de metal duro, com umaconclusão obtida pelo grupo sobre o assunto.

Sumário

1 – Introdução 5
2 - Desenvolvimento 7
2.1.Composição 7
2.2.Retículo Cristalino/Microestrutura 7
2.3.Propriedades Físicas 8
2.4.Obtenção, síntese, processamento e aplicações 9
2.4.1.Fabricação do Pó 9
2.4.2.Prensagem 10
2.4.3.Sinterização 10
2.4.4.Retífica 11
2.4.5.Tratamento da Aresta 12
2.4.6.Cobertura 122.4.7.Gravação, Etiquetagem, Embalagem 13
2.4.8.Aplicações 14
3 - Considerações Finais 15
3.1. Conclusão 15
4 - Referências Bibliográficas 16

1 – Introdução

A metalurgia do pó é uma fonte produtora de peças para praticamente todos os ramos da indústria, como o automobilístico, de informática, aeroespacial, de material eletroeletrônico, de equipamentos e implementos agrícolas, têxtil e tantosoutros. É um processo metalúrgico de fabricação de peças metálicas, através da utilização de pós metálicos e não metálicos. As etapas fundamentais são: a obtenção, mistura, compactação e sinterização.
De modo geral, a grande vantagem da metalurgia do pó e o que determina o crescimento de sua indústria é seu custo menor para a fabricação de componentes.
Existem algumas vantagens técnicasassociadas à sua porosidade intrínseca como lubrificação e filtragem, mas é seu custo menor sua grande vantagem quando comparada a outros processos de fabricação.
É um processo que produz peças tendo como matéria-prima pó metálico ou não metálico.
Conhecido também como processo de Sinterização.
Os pós são comprimidos no interior de um molde com o formato desejado, formando um "compactado verde" queserá sinterizado.
O processo de sinterização consiste em aquecer o material a temperaturas abaixo do ponto de fusão do material-base, provocando difusões atômicas, que farão com que as propriedades mecânicas da peça aproximem-se das adquiridas através de outros processos de fabricação, tendo como objetivo de melhorar a coesão da estrutura interna.
As peças fabricadas pela metalurgia do pó têmcerta porosidade que pode ser controlada através de fatores como pressão de compactação, temperatura e tempo de sinterização, tamanho e forma das partículas do pó, etc. Essa porosidade possibilita a fabricação de filtros metálicos e mancais auto lubrificantes, impossíveis de serem fabricados por outros processos. A produção de peças de tungstênio e molibdênio, por exemplo, que possuem elevado ponto defusão, tornou-se viável, pois o processo exige temperaturas bem abaixo da temperatura de fusão.
É um processo em que a economia de material é levada ao extremo, com mínimas perdas de matéria-prima (as perdas na usinagem convencional, por exemplo, podem chegar a 50%). Certas ligas podem ser obtidas pela metalurgia do pó a custos várias vezes inferiores do que se fossem produzidas pela metalurgiaconvencional.
Embora tenha uma grande produtividade, e mínimo desperdício de material, o processo restringe-se a peças pequenas, de no máximo 15 kg, pois depende da capacidade das prensas de compressão e lotes grandes, pois seu custo ferramental é alto.
A peça pronta apresenta bom acabamento e pequenas tolerâncias dimensionais. E ela ainda pode passar por processos de acabamento como usinagem erecompressão.
Vantagens e desvantagens:
- Reduz ao mínimo as perdas de matéria prima;
- Facilita o controle exato da composição química desejada;
- Elimina ou reduz operações de usinagem;
- Possibilita bom acabamento superficial;
- Processo produtivo de fácil automação;
- Produtos obtidos de alta pureza;
- Permite a utilização de características de resistência exatamente como requeridos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produçao de pastilha de metal duro
  • Metal duro
  • Pastilhas de metal duro
  • Produção do metal duro
  • METAL DURO, INSERTOS PARA CORTE EM USINAGEM
  • Desgaste de ferramenta de metal duro na usinagem de grafite
  • Metal duro
  • Metal duro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!