Metalismo Colonialismo e Revolução industrial

Páginas: 4 (798 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O colonialismo é uma forma de imposição de autoridade de uma cultura sobre outra. Ele pode acontecer de forma forçada.
A forma mais popular do colonialismo ocorre por interesses capitalistas,quando um país explora os recursos naturais do outro para crescer economicamente.
A dominação portuguesa no Brasil é um bom exemplo de colonialismo, assim como a colonização da África.
Existem doistipos de colonialismo: Colonialismo de exploração e colonialismo de povoamento. O primeiro são tiradas todos os recursos naturais e minerais de um pais, para seu próprio beneficio econômico. O segundotrata-se de pessoas que se deslocam de um local para outro com interesse de desenvolver a colonização da determinada região, para melhorias na economia e na infraestrutura.

O metalismo foi a buscadesenfreada por ouro e prata , esse movimento ocorreu nos séculos XV a XVIII. Onde a Espanha foi a que mais se comprometeu em por em pratica o ideal do metalismo. Com a ajuda dos incas maias eastecas extraíram ouro e prata dos países que colonizava na America latina, principalmente o Peru e o México.
Por ano, a Espanha já chegou a trazer mais de 200 toneladas de prata e 150 toneladas deouro, garantindo-se apenas no estoque e não na produção.
No descobrimento e exploração colonial do Brasil, os portugueses entraram em contato com uma população indígena subdividida em tribos egrupos que habitavam todo o litoral, Depois de um contato amistoso, os indígenas sofreram dominação, aculturação, violência e foram vítimas de doenças trazidas pelos europeus.
Perante aquela grandequantidade de índios e da necessidade de ocupar e explorar novas terras a Coroa Portuguesa a metrópole tentou escravizar a mão- de- obra indígena como meio de exercer o trabalho e extração do pau Brasil, dadescoberta do ouro e de monoculturas. Outros fatores que desestimularam a escravidão indígena foram as doenças transmitidas pelo o homem branco, grade parte da população indígena não possuía...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FEUDALISMO, MERCANTILISMO, COLONIALISMO E OS PRÉ-REQUISITOS PARA A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
  • Revolução industrial
  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!