Metais

Páginas: 10 (2299 palavras) Publicado: 28 de junho de 2014
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO – UPE
ENGENHARIA CIVIL









METAIS








RECIFE,
MARÇO DE 2014
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO – UPE
ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2





METAIS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2
ALUNO: RODRIGO GABRIEL AVELINO DE QUEIROZ PESSOA
TURMA: SS




Trabalho feito a pedido doprofessor da disciplina de Materiais de Construção 2, Profº Zeferino Colaço da Escola Politécnica de Pernambuco.



RECIFE,
MARÇO DE 2014

SUMÁRIO




1. Introdução

A utilização dos metais foi um dos fatos mais importantes na historia da humanidade. O primeiro metal descoberto foi o cobre, ainda na pré-história, no oriente médio. Com a descoberta deste material e posteriormente de outrosmetais foi possível desenvolver ferramentas mais eficientes que as de pedra. Com o uso do metal também foi possível fabricar a roda. Hoje em dia ele é encontrado em nossa casa (ex: torneiras, fechaduras, fios e cabos elétricos etc.), nos automóveis, nas embalagens de alimentos, e especialmente na construção civil.




























2. Generalidades

Devidoà sua plasticidade, os metais podem ser transformados em peças decorativas, elementos estruturais, portas, esquadrias, pisos, grades, entre outros.
Apesar de ser grande produtor e exportador de aço, o Brasil não possui tradição quando se fala no uso desse material na construção civil. Ao contrário do que acontece nos países desenvolvidos, onde a tecnologia para uso do metal desenvolve-se desdeantes da virada do século - como a Torre Eiffel.
Os metais usados na arquitetura são aço e alumínio. O alumínio dá forma às esquadrias, janelas, portas, coberturas e fachadas; não sendo utilizado como elemento estrutural em função de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentação. Já o aço, além de esquadrias em geral, está presente também na estrutura, seja na forma de vergalhões - oesqueleto do concreto armado - ou como colunas, pilares e vigas que podem ou não ser combinadas com alvenaria ou concreto.
Resistência mecânica relativamente alta, pela ductibilidade, dureza, brilho, capacidade, baixa resistência elétrica e alta condutibilidade térmica. Seu uso é ligado a essas propriedades.
Os principais usos são como materiais estruturais, condutores elétricos, materiais deacabamento e proteção.
Um grupo importante são os materiais ferrosos, constituídos pelo ferro e ligas-de-aço e ferro fundido - com a finalidade predominantemente estrutural. Os materiais ferrosos são importantes no uso em concreto armado e protendido. Dentre os materiais não ferrosos são importantes o alumínio e as ligas, como material estrutural e na forma variade de perfis para a cobertura eesquadrias metálicas.
Outro grupo importante é o grupo do cobre e de suas ligas. A liga de cobre com estanho (bronze)e com zinco (latões) têm uso como material estrutural, partes de máquinas (engrenagens, eixos, mancais, quadros, etc.) e como condutores elétricos, também na forma de perfis ou como material para objetos ornamentais (lustres, dobradiças, maçanetas, espelhos para pontos de luz).
Outrosgrupos de materiais, como certas ligas leves, à base de antimônio, chumbo, zinco, são usados sob forma de ligas de baixo ponto de fusão para moldagem de peças com muitos detalhes que não precisam de muita resistência.
Os metais que apresentam ponto de fusão elevado (tungstênio, tântalo, irídio) são usados para filamentos de lâmpadas termopares - que exigem temperaturas elevadas.

3. ConceitoDefiniremos metais de duas maneiras:
Quimicamente
Metais são elementos que sempre ionizam positivamente.
Na prática
São elementos de características próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade, etc.
Os metais aparecem na natureza em estado livre ou, mais comumente, como compostos. Os minérios são as substâncias portadoras de metais e, as partes não aproveitáveis,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metais
  • metais
  • Metais
  • Metal
  • Metais
  • METAIS
  • Os Metais
  • metais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!