metabolito secundadrio

459 palavras 2 páginas
ANEXOS EPIDERMICOS
O corpo primário de uma planta é revestido por um sistema celular de formas e funções variadas, mas conhecida como epiderme. Devido o seu contato de maneira direta com o ambiente, a mesma apresenta diversas modificações estruturais, conforme os fatores ambientais. A cotina, quando localizada nas paredes celulares faz com que a transpiração seja reduzida; os estômatos são estruturas relacionadas com as trocas de gazes; para que a Epiderme possa proporcionar sustentação mecânica, é necessária a disposição compacta das células e a presença de uma cutícula regida. Nas regiões jovens das raízes, a epiderme é exclusiva para a absorção de agua, e para que isso aconteça deve apresentar paredes celulares delicadas, cutila delgada, e formar os pelos radicais.
Na camada externa dos meristemas apicais encontra se a epiderme. Quando a órgãos que não apresentam crescimento secundário, ela batalha por toda vida da planta. Em maior parte é unis seriada, exceto em algumas espécies que células da protoderme se dividem principalmente uma ou mais vezes, originando um tecido de revestimento com varias camadas, denominado epiderme múltiplo. Tem sido atribuída à epiderme múltipla a função de reserva de agua. Nas orquídeas a pluriestratificada tem função de proteger contra a perda de agua pela transpiração.
ESTOMATO
Os estômatos são de extrema importância para que haja troca de gazes e agua entre as folhas e meio. As únicas células que possuem clorofila são as estomáticas. As células que possuem paredes mais expressa na face côncava, e entre elas a um espaço denominado fenda estomática, são as células estomatras ou células-guarda. Pequenas aberturas que facilita a entrada e saída de gazes nas raízes e caules suberificados, são chamados de lenticelas.
TRICOMAS
Especializadas contra a perda de liquido por excesso de transpiração, quando o clima esta quente. Plantas carnívoras possuem tricomas digestivos; as urtigas, que causam irritação na pele possuem tricomas

Relacionados