METABOLISMO DE POTÁSSIO EM CRINÇAS COM DESNUTRIDAS MARASMÁTICAS DURANTE A RECUPERAÇAO DA DESNUTRIÇÃO POR DIARREIA

351 palavras 2 páginas
Bioquimica - Introdução Carboidrato

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes da face da terra
(Lehninger,2001)
É interessante saber que por ano , a fotossíntese coverte mais de 100 milhoes de toneladas de CO2 e H2o em molecuas e outros produtos vegetais.
Maior parte da população do planeta tem como base alimentar, o açúcar e o amido. Essas duas propriedades são oxidadas para carboidratos e são as principais vias metabólicas de ernegia para as células não fotossintéticas.
Podemos classificar alguns polímeros de carboidratos que agem como lubrificantes das articulações elétricas que participam do reconhecimento e da coesão entre as células.
Mais da metade de todo o carbono orgânico do planeta terra esta armazenado somente em duas moléculas de carbônico. (Campdell, Mary, 2001)
Segundo a autora, depois de vários estudos chegaram a conclusão que mais da metade de todo o carbono orgânico do planeta está armazenado em somente duas moléculas de carboidratos, que podemos denominar amido e celulose. Ambos são polímeros de um monômero, a glicose. Existe uma diferença entre a celulose e o amido, que podemos dizer que e a maneira como as unidades de glicose estão organizadas.
O ser humano e os animais contem uma enzima que reconhece a maneira helicoidal do amido e pode quebra-la em suas unidades de glicose, nossa principal fonte de energia nas plantas a glicose é sintetizada por fotossíntese a partir do dióxido de carbono e da água e armazenada como amido ou utilizada para sintetizar a celulose das paredes celulares vegetais.
Os carboidratos complexos não apenas exercem o papel estrutural na célula, mas também servem de reservatório de energia química. (Gleeson, Michael 2001)
Este processo pode ser aumentado ou diminuído pelo organismo, um exemplo seria os carboidratos estrutural sendo um deles a celulose como principal componente estrutural da parede celular das plantas, e os peptideoglicanios das paredes celulares das bactérias.
Podemos citar

Relacionados