Metabiologia - Uma Relação entre Biologia e Engenharia

805 palavras 4 páginas
AS ENGENHARIAS DESUMANAS E A INVENÇÃO DO
HOMEM

A METABIOLOGIA: A CRIATIVIDADE HUMANA EXPRESSA EM
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E UM OLHAR MATEMÁTICO PARA
QUESTÕES BÁSICAS DA BIOLOGIA.

Capa do livro “Proving Darwin”, de Gregory Chaitin, criador e pioneiro da
Metabiologia.

Trabalho de História da Tecnologia

INTRODUÇÃO:
O principal conceito envolvido nesse trabalho é o da METABIOLOGIA, uma área que lida com a conversão da tecnologia de informação em biologia, analisando padrões e fenômenos biológicos por meio de softwares.
Um dos mais ousados e importantes objetivos dessa união de áreas de estudo é o uso da tecnologia científica e da matemática para resolver questões fundamentais da biologia, como a Teoria da Evolução de Darwin.
De uma forma geral, a metabiologia tem como meta relacionar os processos de invenção e expressão criativa do homem e a compreensão de processos genéticos através de algoritmos e da tecnologia.

ENTENDENDO A METABIOLOGIA:
Para começar citando um exemplo de aplicação do trabalho metabiológico, caso ele obtenha sucesso, temos a possível intervenção científica nos processos evolutivos e biológicos do homem, o que nos daria a capacidade de adaptar nossos organismos para o nosso benefício.
A ideia se baseia em considerar o DNA como uma linguagem de programação, ou seja, um código que define o comportamento da máquina que é o organismo humano, de acordo com o passar do tempo e a interação com elementos externos, como a exposição ao sol ou ao frio, por exemplo.
Pensando dessa forma, seria possível definir tudo que um ser vivo é em termos de um algoritmo computacional? Levando em conta as estruturas fisiológicas e as reações químicas entre ser vivo e meio ambiente, com seus resultados possíveis de prever, podemos representar o organismo como uma string de bits. Podemos também considerar o meio ambiente como a máquina universal, e cada ser vivo um programa que lida com a linguagem dessa máquina.
Para entender a

Relacionados

  • Sociologia das Organizações
    49806 palavras | 200 páginas
  • Sistema da informação
    55601 palavras | 223 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas