MET DOS COMPORTAMENTAIS E DE BARREIRA

1950 palavras 8 páginas
MÉTODOS
COMPORTAMENTAIS
MÉTODOS DE BARREIRA
DIU
Antônia Bruna Nojosa
Fabianny Guerra
Marinara Higino
Paulo Ricardo
Stephanie Viana

O que são métodos comportamentais? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os métodos comportamentais de anticoncepção correspondem a uma maneira de prevenir uma gravidez através da observação das modificações que ocorrem no corpo da mulher durante os períodos fértil e infértil do ciclo menstrual.

Como funcionam?
Os
métodos comportamentais evitam a gravidez impedindo o encontro do espermatozóide com o óvulo através da abstinência sexual com penetração vaginal durante o período fértil. Eles funcionam predizendo os dias férteis em cada ciclo para que a mulher evite as relações nesses dias, evitando a gravidez.

Métodos comportamentais

Método do Calendário, tabelinha, Ogino-Knauss: os dias

férteis são calculados na base da história menstrual dos últimos seis meses.
Método do Muco Cervical (Billings): os dias férteis são os chamados dias úmidos, quando há muco cervical.
Método da Temperatura corporal basal: os dias férteis se calculam pela variação da temperatura corporal, que sobe depois da ovulação.
Método dos dias fixos, também conhecido como o método do colar: é o resultado de um estudo estatístico realizado com milhares de mulheres acompanhadas por um longo tempo, para detectar qual é o período fértil em todos os ciclos. Os resultados mostraram que, em mulheres com ciclos regulares, com duração entre 26 e 32 dias, o período fértil vai do dia 8 ao dia
19 do ciclo.

Método do Calendário/ tabelinha/ Ogino-Knauss
Por esse método, a mulher irá marcar em um

calendário os dias do mês que iniciam e terminam o período que estará fértil.
Para a utilização deste método a mulher deve anotar pelo menos os 6 últimos ciclos e a partir daí estimar o início de período fértil subtraindo 18 dias do ciclo mais curto, e estimar o fim do período fértil subtraindo 11 dias do ciclo mais longo.
Calculando:

Período mais curto = 28 dias

Relacionados