Metáfora e metonímia

Páginas: 7 (1679 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
1- Alteração no sentido das palavras: Metáfora e metonímia
Leia o poema abaixo:
Lua cheia
Boião de leite
que a noite leva
com mãos de treva,
pra não sei quem beber.
E, que, embora levado
muito devagarinho,
vai derramando pingos brancos pelo caminho.
CASSIANO RICARDO. Poesias completas.
Rio de Janeiro, J. Olympio, 1957. p. 135.)

As palavras do texto não estão usadas em sentidopróprio. "Boião de leite" não significa "vaso bojudo, de boca larga, cheio de leite", mas "lua cheia"; "pingos brancos" significa "estrelas"; "caminho", rota seguida pela lua em seu movimento no céu".
Cabe, a essa altura, indagar que tipos de mecanismos permitem essa alteração do significado das palavras. Essa mudança baseia-se sempre em algum tipo de relação que o produtor do texto vê entre osignificado habitual e o significado novo. Assim, "boião de leite" designa "lua" porque ambos os significados apresentam pontos de intersecção: a forma arredondada e a cor branca (do leite e da lua). "Pingos de leite" e "estrelas" também contêm uma intersecção: o tamanho pequeno e a cor.
Essa relação possibilita ao poeta dar a um termo o significado de outro. Sua funcionalidade no texto é a deapresentar as coisas do mundo, os fatos e as pessoas de forma nova, mais viva, enfatizando certos aspectos da realidade. No poema em questão, apresenta-se a lua no cenário noturno de uma maneira diferente. Consegue-se isso principalmente mostrando a noite como alguém a carregar cuidadosamente em suas mãos um jarro de leite que vai derramando gotas brancas. O texto não explorou os termos habitualmenteempregados para descrever o céu noturno, mas termos que normalmente denotam outro tipo de realidade e que, no texto, com novos significados, servem para mostrar o percurso da lua no céu e o surgimento das estrelas.
Dois são os mecanismos básicos de alteração do sentido das palavras: a metáfora e a metonímia. Esses dois recursos são chamados normalmente figuras de palavras. Neste livro, comodenominamos figura todo e qualquer termo que remete ao mundo natural (terra, árvore, etc.) e, além disso, como metáfora e, metonímia são recursos de alteração de sentido, preferimos chamá-las recursos retóricas.
Metáfora
Observe a frase que segue:
O interior de São Paulo está coberto por doces mares, donde se extrai o açúcar.
O termo "mar" significa "grande massa e extensão de água salgada". Nessafrase, no entanto, pode significar "extensa plantação de cana". Por que se pode alterar o sentido da palavra "mar"? Porque entre os dois significados há uma intersecção, isto é, ambos apresentam traços comuns. No caso, mar e canavial apresentam os seguintes pontos comuns: posição horizontal e grande extensão. Essa mudança de significado é uma metáfora.
Metáfora é, então, a alteração do sentidode uma palavra ou expressão quando entre o sentido que o termo tem e o que ele adquire existe uma intersecção.
Um outro exemplo:
A urbanização de São Paulo está sendo feita de maneira criminosa, porque está destruindo os pulmões da cidade.

Pulmão aqui significa árvore. Essa alteração de sentido foi possível porque o significado básico de pulmão e o significado de árvore apresentam umaintersecção: a função de oxigenar.
Como o leitor percebe que um termo é metafórico? Quando, no contexto, a leitura do termo no seu sentido próprio fica inadequada, imprópria. Por exemplo, no poema "Lua cheia", que aparece no início desta lição, a leitura de "boião de leite" como "vaso bojudo, de boca larga" é inadequada na frase "boião de leite que a noite leva", pois a noite não carrega um boião deleite. No entanto, lido como "lua", percebe-se que a frase significa o movimento da lua no céu à medida que a noite avança.
Uma metáfora, uma vez construída, pode estabelecer um plano de leitura metafórica para todo o texto. Assim, em "Lua cheia", depois de ter lido a expressão "boião de leite" como uma metáfora, o texto deve ser entendido no plano metafórico. Assim, "pingos de leite" "derramando"...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metafora e metonimia
  • Metáfora e Metonímia
  • Metafora e Metonimia
  • Metáfora e metonimia
  • Metáfora e metonímia
  • Ensaio sobre metonímia e metáfora
  • Figuras de linguagem metafora e metonimia
  • Metáfora,metonimia,condensação e deslocamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!