Mestrnda

857 palavras 4 páginas
Fichamento
Sobre o Ofício do Curador
(org. Alexandre Dias Ramos, Editora Zouk, Porto Alegre - RS, 2010)

ARESENTAÇÃO (Alexandre Dias Ramos)
9/10 - ... “a curadoria foi tomando forma com a reprodução e reflexão de um conjunto de enorme e experiências práticas e, como tal, sendo valorizada à medida que o mundo da arte passou a se configurar mais fortemente pela composição de diversos agentes culturais no campo – antes atuando em profissões consideradas periféricas –, como jornalistas, críticos, professores universitários, museólogos e conservadores”....
10 – “O modernismo foi revolucionário em vários aspectos” ... “Ampliou-se então a reflexão a respeito do modo de pendurar os quadros, de iluminá-los, de fazer o público circular da melhor maneira no espaço da exposição... De modo que, entre 1890 e 1930, com a crescente valorização de cada agente em seu “ofício”, o mercado arte já poderia ser considerado bastante profissionalizado.”
A partir dos anos 1950 foi de abrindo mão cada vez mais do uso da moldura, este fato ativou o espaço que estava além da moldura e chamou a atenção para a parede e para o espaço expositivo e o curador, profissional antes diretamente relacionado ao cuidado de acervos passou a ter cada vez mais central no espaço expositivo.
13 – “O esforço, o rigor e o bom senso devem acompanhar o aspirante a esta carreira junto com o seu principal preceito: ter algo a dizer.”

AS MONTAGENS DE EXPOSIÇÕES DE ARTE: DOS SALÕES DE PARIS AO MoMA (Rejane Cintrão)
15 – “é por meio da montagem, além, naturalmente, das obras selecionadas, que o curador vai expor suas ideias. Seja estabelecendo relações formais ou conceituais entre as peças expostas, seja localizando-as de forma estratégica no espaço, a disposição das obras pode resultar numa exposição eficaz, onde os diálogos propostos facilitam a compreensão dos objetos expostos, ou num labirinto de ideias onde o visitante se sente perdido.”
Até o surgimento da arte moderna, as pinturas eram janelas

Relacionados

  • Psicologia do Trânsito
    6321 palavras | 26 páginas