Mestre

Páginas: 6 (1311 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Plano de aula Interdisciplinar (Química)
Disciplinas Envolvidas: Biologia, Física e Geografia

Metodologia de Ensino: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)
SÉRIE: 3º Ano E.M
TEMA: O que o ser humano introduz na atmosfera, hidrosfera e biosfera.

Objetivos: O homem tem produzido materiais a partir dos recursos disponíveis na natureza desde tempos imemoriais, e nesse processo vemmodificando o ambiente e seu modo de vida. Visto que o homem vem introduzindo na natureza de forma indiscriminada, resíduos que são provenientes de suas atividades econômicas faz-se necessário que os alunos sejam capazes de identificar as alterações provocadas pelo homem na natureza, como também, sejam capazes de refletir sobre as influencias que estão ações causam sobre a vida em sociedade.Habilidades Gerais e específicas




Conteúdos Gerais:

a) poluição atmosférica;
b) poluição das águas: desequilíbrios ambientais causados pelos usos doméstico, industrial e agropecuário das águas;
c) perturbações na biosfera – produção, uso e descarte de materiais e sua relação com a sobrevivência das espécies:
d) ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável.

Conteúdos Específicos:a) desequilíbrios ambientais causados pela introdução de gases na atmosfera: SO2, CO2 , NO2 e outros óxidos de nitrogênio;
b) tempo de permanência, a solubilidade dos gases poluentes;
c) chuva ácida, aumento do efeito estufa e redução da camada de ozônio: causas e conseqüências;
d) poluição das águas por detergentes, praguicidas, metais pesados e outros, e contaminação por agentespatogênicos;
e) perturbações na biosfera causadas por pragas, desmatamentos, uso de combustíveis fósseis, indústrias, rupturas das teias alimentares e outras;
f) ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio, do gás carbônico, e suas inter-relações;
g) impactos ambientais na óptica do desenvolvimento sustentável;
h) ações corretivas e preventivas e busca de alternativas de sobrevivência da espéciehumana.



Para a aplicação da situação de aprendizagem utilizar-se-á o modelo proposto por LAMBROS (2004) – Aprendizagem Baseada em problemas.


Os alunos são divididos em grupos (no máximo de 8 alunos), onde são atribuídos entre os integrantes os papéis de relator, redator e líder de grupo. Os alunos são orientados a fazerem uma leitura da situação problema procurando identificar as idéias eos fatos relativos à problemática apresentada com o objetivo de determinar o que sabem e o que precisam saber sobre o problema.

Posteriormente, ao determinarem o que ainda não sabem sobre a problemática apresentada o líder de grupo distribuiu entre os demais integrantes o que cada um deve pesquisar para então em seguida se reunirem para socializarem as informações obtidas com o objetivo dedeterminar as possíveis hipóteses que poderiam justificar o acontecimento do caso exposto.

Desta forma podem ser expostas algumas hipóteses da possível causa do odor atmosférico na região especificada na situação de aprendizagem.

Entre elas os alunos deveriam saber se:

o odor era proveniente do córrego ou se era levado até aquela região pela ação dos ventos;
se o odor fosse proveniente docórrego precisariam descobrir se o ponto de poluição era pontual, ou seja, se em toda extensão do córrego existia um ponto em que a poluição não era identificada.
a geografia daquela região colaborava para a concentração do mau cheiro.

Para obter as informações os alunos precisam se utilizar de várias fontes de pesquisa, tais como: pesquisar na internet, em livros específicos da área, livrosdidáticos, entrevistar professores das mais diversas áreas do conhecimento (química, biologia, geografia) e também promover estudo de Campo indo até os locais que apresentavam o intenso mau cheiro entrevistando também moradores próximos das localidades.

Posteriormente, após obterem as informações que necessitam os alunos deve ser capazes de elaborar algumas hipóteses sobre a situação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mestre
  • Mestre
  • Mestre
  • Mestre
  • Mestre
  • mestre
  • Mestre
  • Mestre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!