Mestre de obras

Páginas: 4 (877 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO
As empresas não costumam exigir nenhuma formação escolar específica na contratação de um mestre de obras, Porém é importante que este profissional tenha precisão nos cálculos, necessáriaao fazer o orçamento da obra, além de fluência na leitura e escrita, para interpretação dos requisitos de engenheiros e arquitetos. Participa do planejamento e supervisiona a produção planejada,coordenando os trabalhos, criando condições seguras nas atividades desenvolvidas no canteiro de obras e controlando ações de preservação ambiental. Além disso, conhecimento de desenho técnico é muitoimportante para as atividades e valoriza o profissional, dando a ele um critério diferencial na contratação.

CONCLUSÃO
O mestre-de-obras é o primeiro homem após o engenheiro. Profissional responsávelpela fiscalização e supervisão da obra desde o início até a sua conclusão. Acompanha a construção e reforma de prédios, comerciais ou residenciais, controla o fluxo dos serviços, recebendo e checandomateriais e cuidando da qualidade da obra. Nesta função os operários necessitam também de desenvolver a capacidade para exercer controle sobre o trabalho de outros, uma vez que gerenciar é parte dafunção do mestre.
E na fase do acabamento, este profissional é indispensável, já que essa etapa exige conhecimentos técnicos mais específicos, necessários a uma boa apresentação final da obra, fazendocom que ela seja uma cópia fiel da que foi projetada pelo arquiteto e ou engenheiro.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO MESTRE DE OBRAS
Para se tornar um mestre-de-obras, primeiramente é necessário terexperiência na área da construção civil. A formação do mestre é semelhante à dos demais trabalhadores da construção civil, quase sempre começam como servente, passando depois de ajudante a oficial,resultante de anos de trabalho ao lado de pedreiros, engenheiros e arquitetos. O profissional mestre de obras deve conhecer todas as etapas da construção, os materiais de construção a serem utilizados e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • respostas mestre de obras
  • Resenha do artigo uma obra de mestre
  • O CONFLITO ENTRE ENGENHEIRO E MESTRE DE OBRAS
  • A Vida E Obra De Mestre Vitalino 2
  • manual prc3a1tico do mestre de obras 20 hellip
  • ETEWALDO SANTIAGO: VIDA E OBRA DE UM MESTRE DA ARTE POPULAR POTIGUAR
  • Mestre
  • Mestre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!