Mestrado

Páginas: 23 (5580 palavras) Publicado: 24 de março de 2014

DIALOGICIDADE E PROTAGONIZAÇÃO ENTRE INTERLOCUTORES
DA FAZENDA MODELO1


RESUMO
As reflexões desse trabalho se baseiam em uma análise interdisciplinar do modo com o qual diferentes atores se relacionam com a Fazenda Modelo. Primeiramente, será traçado um panorama com as características gerais desse espaço que transmite através do nome a ideia de um lugar exemplar, de referência. Emseguida, apresenta-se a exposição da maneira como são articulados os diálogos entre a Fazenda e os moradores locais; a cidade de Pedro Leopoldo e instituição responsável, a UFMG. A contextualização demonstra como a interação social entre sujeitos, instituições e ambiente que vivenciam é importante e resulta em uma autêntica interseção sustentável. Entretanto, no cenário exposto se evidencia ausente umacomunicação dinâmica e eficaz entre a Fazenda e os agentes envolvidos.
Palavras-Chave: Atores Sociais. Fazenda Modelo. Identidade. Interação Comunicacional. Memória.

ABSTRACT
The reflections of this study are based on an interdisciplinary analysis of the way in which different actors relate to the Model Farm. First, an overview will be drawn with the general characteristics of this spacethrough the name that conveys the idea of ​​a place copy reference. Then it presents the exposure the way the dialogues are articulated between the Treasury and the locals, the city of Pedro Leopoldo and responsible institution, the UFMG. The context shows how the social interaction between individuals, institutions and environment they experience is important and results in a real intersectionsustainable. However, the above scenario is evident absent a dynamic and effective communication between the Treasury and the agents involved.
Keywords: Social Actors. Model Farm. Identity. Communicational Interaction. Memory.




interfaces de um paraíso utópico
A Fazenda Modelo existe desde 1918 quando pretendia ser referência de integração do desenvolvimento tecnológico, pelo Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento. Criada pelo Governo Federal para difundir os melhores exemplares de raças bovinas, equinas, suínas e ovinas, importadas ou criadas no país, já passou por diversas fases e atualmente é de responsabilidade da Pró Reitoria de Extensão da UFMG. Com 452 hectares e situada na Zona de Amortecimento da Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa, podem seridentificados vários conflitos na Fazenda como ocupação irregular, roubo de lenha, pastejo clandestino, degradação de cursos d’água, uso de fogo para renovação das pastagens e desmatamento de matas ciliares. Já na sua criação houve desapropriações pela União para ampliar a área da chamada “Fazenda Experimental de Criação de Pedro Leopoldo”. Grande parte de suas instalações precisam ser reformadas ourestauradas. Há também uma grande área cujo solo encontra-se contaminado, devido às atividades de um lixão, hoje desativado (PINTO FERREIRA, 2012).

Porém, além de apontamentos sobre a história e estrutura física, vale também pensar a conformação dos modos de participar dos vários interlocutores que compõem o cenário da Fazenda. São os agentes que participam do processo de interação por meio dacomunicação e que por se apropriarem do lugar de maneiras diferentes, atribuindo-lhe valores e significações também diferentes, reelaboram um mesmo conteúdo. A dinâmica social revela aspectos que dialogam a todo o instante com outras dimensões que sozinhas não constituem sentido proeminente.

Analisar as relações de diferentes atores com a Fazenda Modelo significa compreender o processo queperpassa o ambiente construído assim como sua formação em conjunto com os sujeitos que o integram. Segundo Bauman, “... são a natureza dos sentimentos e paixões e suas consequências comportamentais e políticas que contam e afetam a qualidade do convívio humano, e não as palavras que usamos para descrevê-las” (BAUMAN, 2001, p. 200). Dessa forma, ressalta-se uma importância para além dos discursos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mestrado
  • mestrado
  • Mestrado
  • Mestrado
  • Mestrado
  • Meu Mestrado
  • mestrado
  • Mestrado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!