[messages.giveLives.title]

2381 palavras 10 páginas
NOME: EMILY BERNARDINO EDUARDO
TURMA: 01 SERIE: 1º ANO TURNO: MANHÃ
ESCOLA: ARI DE SÁ
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSOR: GILDÉZIO
SEDE: DUQUE DE CAXIAS
TERRA: UM PLANETA ATIVO

INTRODUÇÃO

Neste trabalho falarei sobre agentes endógenos e exógenos, vulcanismo no século XXI e abalos sísmicos no século XXI que são fenômenos diversos que ocorrem no planeta terra alguns não causam tantos problemas, outros são verdadeiras catástrofes naturais.
A realização deste trabalho resulta em um aprendizado maior sobre estes temas e também nos ajuda a perceber todas as coisas que o planeta é capaz de fazer, pois, assim como está na capa deste trabalho o planeta terra é um planeta ativo e assim sendo devemos prestar mais atenção a fenômenos naturais para que possamos compreender mais coisas sobre este planeta. E este trabalho ajudará muito nisso.

Agentes endógenos e exógenos.

Quando estudamos as formas do relevo terrestre, devemos considerar dois grandes agentes formadores: os Endógenos (internos) e os Exógenos (externos). Quando acontece um soerguimento de uma cadeia montanhosa, existem forças que modelam a paisagem, como as águas da chuva. Desta maneira, existe sempre essa interação destes dois agentes, que atuam conjuntamente na formação do relevo da Terra. AGENTES ENDÓGENOS (INTERNOS)
Os agentes internos estão relacionados a todos os movimentos causados por alguma ação geológica, que tem sua gênese com alguma força interior da Terra. Um dos exemplos são as Falhas, ou Falhamentos, que causam deformações na superfície do nosso planeta. Os falhamentos com desenvolvimento vertical podem ser considerados como movimentos Epirogenéticos, pois existe a ascendência ou a subsidência da superfície terrestre. Dentro destes falhamentos, podemos ter soerguimentos, formando áreas mais altas como os Horsts e quando o terreno se abaixa por algum falhamento, chamamos de Graben. Outro fator que pode modificar

Relacionados

  • bnbvn
    348 palavras | 2 páginas