Mespotâmia

Páginas: 10 (2355 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Neste trabalho será apresentado características, culturas, políticas, governantes que se destacavam, entre outros, em relação aos povos antigos.

Os amoritas eram povos semitas oriundos do deserto sírio-árabe que invadiram as cidades-Estado da Mesopotâmia por volta de 2000 a.C., após a queda da civilização suméria-arcadiana.

Acádios é uma tribo de nômades que vieram do deserto da Síria, osacádios chegaram à Mesopotâmia por volta de 2550 a.C., enquanto este território estava dominado pelos sumérios.

Os assírios, assim como grande parte dos povos do antigo Oriente Médio, era um povo de guerreiros rudes e camponeses, possuíam a justiça baseada no código estabelecido no século XVIII a.C., pelo rei Hamurabi da Babilônia.

Os caldeus eram povos semitas do sul da Mesopotâmia quehabitavam na margem oriental do rio Eufrates. Eles iniciaram seu domínio expansionista após a invasão à cidade de Nínive, que era dominada pelos belicistas assírios, em 612 a.C.

Os sumérios foram a primeira civilização a estabelecer-se na Baixa Mesopotâmia, mais especificamente na cidade de Susa, à leste do vale.
2.1 Amoritas

Os amoritas eram povos semitas oriundos do deserto sírio-árabe queinvadiram as cidades-Estado da Mesopotâmia por volta de 2000 a.C., após a queda da civilização suméria-arcadiana.
Eles ergueram a cidade da Babilônia, que seria o principal centro comercial mesopotâmico graças à estratégica localização – cerca de 75 quilômetros da atual capital iraquiana Bagdá. O primeiro império foi erguido por Amoreu Sumuabum, por volta de 1894 a.C., resultando em diversasdisputas com remanescentes dos povos sumérios e arcadianos até a unificação realizada pelo Imperador Hamurabi, formando o Primeiro Império Babilônico.
Hamurabi foi responsável por um grande avanço no setor agricultor ao construir canais de irrigação próximos aos rios, além de expandir o reino babilônico para além do Golfo Pérsico, agregando territórios da atual Turquia, do rio Khabur, na Síria e nosmontes Zagros, mais ao leste.
Tais avanços imperiais exigiam um controle efetivo do Estado, que ficava responsável por fiscalizar todas as obras empreendidas pelo imperador. Com isso, o Estado ficou centralizado na mão da monarquia, que com o passar dos tempos mostraria caráter mais interventor e autoritário em suas decisões.
Foi de autoria de Hamurabi o primeiro código penal através das Leis deTalião (“olho por olho, dente por dente”), onde as punições aos criminosos variavam de acordo com seus delitos.
Apesar de tomar a cidade dos antigos povos sumérios e arcadianos, que desenvolveram suas próprias culturas, os amoritas adotaram a mesma escrita, arte, literatura e sistema de educação, apesar de manterem seu idioma de origem semita.
Na prática comercial, os mercadores eram subordinadosao Estado na venda de produtos artesanais, auxiliando a monarquia na cobrança de impostos dos contribuintes. De fato, as atividades privadas eram subsidiadas pelo Estado, que fornecia propriedades agrícolas aos funcionários públicos e arrendatários, fazendo com que o poder público controlasse o giro da economia.
Os antigos povos mesopotâmicos, que eram politeístas (ou seja, acreditavam em mais deum deus), presenciaram uma grande reforma religiosa a mando de Hamurabi. O deus Marduk seria elevado como principal divindade de toda a Mesopotâmia, recebendo uma importante reverência com a construção do zigurate de Babel, que seria citado no livro de Gênesis, na Bíblia, como a tentativa humana de chegar ao céu.
Com a morte da importante figura política de Hamurabi, o Império Babilônico cairiacom as revoltas populares das cidades-Estado dominadas, as conspirações contra a sucessão imperial e as grandes cargas de trabalho delegadas pelo Estado aos camponeses. Isso daria margem para a invasão dos cassitas - povo indo-europeu que habitava no leste do rio Tigre - à Baixa Mesopotâmia, acabando com o domínio dos amoritas.
2.2 Acádios

Tribo de nômades que vieram do deserto da Síria, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!