mesopotamia

Páginas: 8 (1921 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2014
Trabalho de historia- mesopotâmia e faixa de gaza
Parte 1-mapas
Mesopotamia antiga:
Mesopotâmia atual:
Palestina:


Faixa de gaza:

Parte 2-pesquisas
Mesopotâmia:
-economia: a mesopotamia se localiza em uma região vulcânica cercada por dois rios(tigre e Eufrates).Os rios tinham certa irregularidade no que diz respeito as suas cheias e dessa maneira tiveram que pensar em métodosque facilitassem a agricultura na região. Um desses métodos, foi a criação de um sistema de irrigação e drenagem que era possivel através de construções de diversos diques e barragens. Toda a ação de agricultura na mesopotamia fez com que o povo começasse a sofrer acumulo gerando assim as primeiras ações de comercio que era feito a base de troca. Com o crescimento do comercio os comerciantescomeçaram a fazer caravanas para buscar outras especiarias como: o marfim, o cobre, o estanho, a madeira, pedras preciosas, tecidos, tapetes, perfumes e muitos outros.
Assim como a agricultura foi de grande destaque ,pelo fato de estar entre dois rio, o comercio dos mesopotâmicos até hoje um dos principais comerciantes do oriente médio.
-religião: Além de politeístas, os mesopotâmicos acreditavam egênios, demônios, advinhações e magias. Os deuses mais importantes eram: An (deus do céu), Enlil (deus do ar), Enki (deus da água) e Ninhursag (mãe-terra). Foram eles que, através de suas palavras, teriam criado o mundo. Desse mito talvez tenha nascido a crença no poder das palavras divinas.
Sumérios: Os sumérios tinham 4 deuses principais, conhecidas como deuses criadores: An, deus do céu; Ki, deusada terra; Enlil, deus do ar e Enki, deus da água. Depois deles viam as três divindades celestiais: Nanna, deus da Lua; Utu, deus Sol e Inanna, rainha dos céus Outro deus de grande importância era Ninurta, a divindade do violento e destrutivo vento sul. Um dos deuses mais queridos era o deus-pastor Dumuzi.
Babilônicos: o principal rei divino deles era Marduk, depois vinham Samas o deus Sol e dajustiça, que está representado no Código de Hamurabi e Ishtar a deusa do amor e da guerra. Além deles tinham divindades dos mundos inferiores e espíritos angelicais. As crenças deles se apegavam na bondade e na verdade, na lei e na ordem, na justiça e na liberdade, na sabedoria e na aprendizagem, no valor e na lealdade quando alguém cometia ato imoral ou pouco ético, oque era considerado por elesofensas aos deuses tinha pena de morte.
Assírios: A principal religião dos assírios foi o Assurismo. A religião dos assírios em muitos pontos comum à dos babilônios e sumerianos era antropomórfica: Todas as divindades tinham formas humanas e não de animais. As principais eram: . Dentre eles, Sin (Lua), Chamah (Sol), Enlil (Terra), Ea (Água). Mas Assur era o Deus superior.
Cada cidade era devotade um deus específico (ao qual se associava a sua criação e proteção), e os deuses mais importantes do panteão assírio dependiam do grau de influência de suas cidades na política interna.
-politica:
Sumérios :A primeira civilização mesopotâmica foi a dos sumérios, que fundaram uma série de cidades-Estado: Ur, Uruk, Lagash, Eridu e Nipur. Essas cidades eram totalmente independentesreligiosamente, políticamente e econômicamente, não sendo submetidas a nenhum poder central.Os lideres e cada cidade se chamavam patesi, eles que controlava as instituições civis e religiosas e exerciam o comando do exército, no governo predominava uma aristocracia que vivia da exploração do trabalho dos camponeses.
Babilônia:( primeiro império) na babilônia o governo era comandado pelo rei Hamurabi (1728 a1686 a.C.), que pertencente à etnia dos amoritas, ele foi o primeiro governante da mesopotamia, A região teve um período de grande atividade comercial, que contribuindo para a elaboração do Código de Hamurabi, considerado o primeiro código escrito de leis que se conhece, com base na antiga Lei de Talião (“olho por olho, dente por dente”).
Assírios: os assírios foram os maiores representantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mesopotâmia
  • mesopotâmia
  • mesopotamia
  • mesopotamia
  • A Mesopotâmia
  • Mesopotâmia
  • Mesopotamia
  • MESOPOTAMIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!