Mesoamérica: estudo de povos relegados

Páginas: 11 (2515 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
Mesoamérica: Estudo de Povos Relegados
O termo Mesoamérica foi proposto pela primeira vez em 1943 pelo antropólogo Paul Kirchhoff: “Mesoamerica: sus Limites Geográficos, Composición Etnica y Caracteres Culturales”. In Suplemento da Revista Tlatoani, nº 3, México, 1960. O intuito foi descrever as culturas que se desenvolveram no México e América Central através das semelhanças fundamentaisobservadas a partir de uma caracterização etnológica em termos de área cultural, do registro etnográfico e pós-colombiano e de suas disposições territoriais.
O presente trabalho foi indicado com a intenção de aprofundar o estudo das Civilizações Mesoamericanas, sabendo que este termo (civilização) está aqui sendo utilizado como aproximação dos conceitos de cultura, de povo, de Nação. Segundo Silva ,ele vem sendo usado desta maneira desde o século XIX. Porém, a palavra civilização surgiu na França Iluminista do século XIII com significado moral: ser civilizado era ser bom, urbano, culto e educado. Para os iluministas a civilização era uma característica cultural que se contrapõe a idéia de barbárie, de violência, de selvageria.
Dessa forma, falaremos resumidamente sobre os Olmecas,Teotihuacanos e Astecas. Entre esses dois últimos existiram os Maias, para os quais voltaremos adiante, já que temos o objetivo de enfatizar determinados temas referentes a estes. Nesta perspectiva discorreremos sobre os mitos de origem (relacionados ao Popol Vuh e a religiosidade ) e o tempo cíclico, tendo em vista que suas culturas e conhecimentos nos deixaram um importante legado, já que suasdescobertas e invenções proporcionaram um maior discernimento para existência através dos tempos, um exemplo disto seria os importantes avanços em astronomia e matemática. É importante ressaltar, também, que muito sobre estes povos se perdeu, pois devido ao clima mesoamericano as escavações e a conservação de “provas” fundamentais para o estudo “concreto” de um povo.
A Mesoamérica é a região docontinente americano que inclui aproximadamente o sul do México, e os territórios da Guatemala, El Salvador, Belize bem como as porções ocidentais da Nicarágua, Honduras e Costa Rica.
As origens da civilização na Mesoamérica são posteriores às da América do Sul e estão associadas principalmente com o surgimento da precoce civilização olmeca por volta de 1250 a.C. Surgiu no advento daagricultura e estabeleceu uma vida em vilarejos que o precederam; a civilização olmeca criou o primeiro estilo de arte maior da Mesoamérica, organizou a religião e construiu a primeira arquitetura cerimonial da região durante a parte final do Primeiro Período Formativo (100-900 a.C.). Dessa forma, os olmecas foram a primeira civilização da Mesoamérica, mas não necessariamente o primeiro e único povo amostrar sinais de cultura sofisticada e baseada nas diferenças hierárquicas; esse desenvolvimento de organização social foi um fenômeno Pan-mesoamericano.
Pouco se sabe sobre os olmecas, tampouco que nem se tem certeza como esta civilização realmente se chamava, pois “olmeca” foi um nome asteca que posteriormente colocado pelos arqueólogos , que significa “Habitantes do país da borracha” – pois naregião onde esse povo habitou, existiam muitas seringueiras. Na verdade, o nome pelo qual essa civilização se denominava ficou perdido na história mesoamericana. Assim como informações outras importantes, como: se eles foram um Império; se tinham algum tipo de unidade entre as cidades ou se eram um povo constituído de diversas cidades-estado como os Maias; se eles foram realmente os primeirospovos “civilizados” da mesoamérica; se praticavam sacrifícios humanos; ou se tiveram ou não contato com povos da Europa, da Ásia ou da África. O pouco que se sabe dos Olmecas foi através de arqueólogos que ao estudarem os Astecas, encontraram artefatos e outros resquícios de uma civilização ainda mais antiga.
Foi através das escavações de 18 sítios arqueológicos com traços Olmecas em maior ou menor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Povos da mesoamérica
  • Povos da Mesoamérica
  • A capacidade de estudo é o que engradece os povos
  • um estudo sobre os povos indiginas de rrr
  • um estudo sobre os povos indiginas de Roraima.
  • mesoamerica
  • mesoamerica
  • O tempo na Mesoamérica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!