Mesmo

2476 palavras 10 páginas
Comportamento organizacional
Processos administrativos
Introdução a economia gestão de pessoas
Seminário I

Estruturas organizacionais

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comportamento Organizacional – Processos Administrativos - Introdução a Economia - Gestão de Pessoas e Seminário I.

2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................5
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................8
3 CONCLUSÃO13
4 REFERÊNCIAS14

1 INTRODUÇÃO
Baseado ao conceito clássico, organização é um conjunto pessoas que realizam tarefas, seja em grupo ou individualmente, de forma coordenada e controlada, atuando em um determinado contexto ou ambiente, com vista à atingir um objetivo pré-determinado através da afeitação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liberados ou não por alguém com as funções de planejar organizar, liderar e controlar, elementos estes indispensáveis para um processo administrativo. Em outras palavras, organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
Nos dias atuais, com a globalização e competitividade, o sucesso das organizações depende da qualidade de sua administração, que consiste em realizar as tarefas e os objetivos organizacionais de forma eficaz e eficiente.
Os administradores, também chamados de gestores, são membros que têm como função guiar as organizações de forma a alcançar seu propósito, eles coordenam as atividades de outros membros. As funções do administrador são divididas em quatro etapas, são elas: Planejar: Consiste na definição dos objetivos e desenvolvimento de estratégias e ações para alcançá-los. Organizar: Tem por objetivo determinar o que deve ser feito, por quem e como realizar. Dirigir: Está relacionada em liderar e motivar os

Relacionados