mesa relativa

Páginas: 3 (622 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
{ 07 }
A Massa Relativista e A Absolutista

Fig.7A (abaixo) nos apresenta novamente os dois referenciais em movimento real, S^ e S*, com velocidade relativa w entre eles, dada segundo Ek. 5.9(ou, igualmente, segundo Ek. 6.11).



Fig.7A




No referencial S^ está um corpo B com massa m^ movendo-se verticalmente com velocidade u^y . Assim em S^observa-se um momento linear para aquele corpo.
Pela Transformação Absolutista de Velocidades entre S^ e S* (veja Cap. 5) temos :

7.1

Acima, u*y é a velocidade do corpo B medida porS* na direção y , w é a velocidade relativa entre S^ e S* (segundo Ek. 5.9), u^y é a velocidade de B medida por S^ na direção y , e u^x é a velocidade horizontal de B em S^, cujo valor é zero.Por conseguinte :

7.2

Do ponto-de-vista do referencial S* , a massa do corpo é m* , e ele tem velocidade vertical u*y . E é o momento linear do corpo B na direção vertical em S* .Não há movimento entre os referenciais S^ e S* ao longo da direção vertical ( y ). Segundo a física clássica, m* = m^ (pela lei da conservação da massa) e u*y = u^y (pela Transformação deGalileu), o que implica em p*y = p^y .
Mas, se u*y fosse dada por Ek. 7.2, e se ainda fosse válido que m* = m^ , logo nós encontraríamos . E visto que , conforme estabelecido desde o começo,logo nós encontraríamos p* < p^ para w ( 0 , contrariamente à predição clássica.
Nós podemos provar que a validação geral da lei da conservação do momento linear (i.e. conservando constante omomento linear resultante de um sistema isolado de partículas em colisão umas contra outras, para todos os referenciais inerciais), exige a validação de p* = p^ também na teoria absolutista.Assim, nossa alternativa é aceitar que o observador do referencial S* meça a massa do corpo considerado na Fig.7A com valor m* , mas tal que m* ( m^ .
Logo vem :

ou e também

logo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mesa
  • mesa
  • Mesa De For A
  • mesa
  • mesa
  • Mesa De For A
  • Mesa De For A
  • mesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!