Mesa oscilatória

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
MESA OSCILATÓRIA (VIBRATÓRIA)

As mesas vibratórias são equipamentos de concentração que agem através de superfícies com movimentos assimétricos, combinados muitas vezes com o principio de escoamento laminar. Este principio de concentração foi introduzido através da mesa de Rittinger  mesa com gabarito liso, que exercia movimentos transversais ao escoamento da polpa, deslocandolateralmente as partículas pesadas desta polpa.
Desde 1895 a mesa de Wilfley já com poucas modificações é utilizada como principal modelo de mesa concentradora.


















PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO



A- O material a ser concentrado é alimentado em uma extremidade por meio de uma caixa de distribuição, e se espalha ao longo da mesa como resultado daagitação produzida pelas oscilações e pelo escoamento da água de lavagem.

B- As partículas que atingem a extremidade da parte coberta pelos riffles são descarregadas por uma superfície lisa, onde são submetidas a ação da película de água em escoamento.

C- As partículas densas são, então, descarregadas na extremidade oposta ao mecanismo de acionamento, onde um desviador ajustável énormalmente usado para separá-las em um produto de alto teor e um misto.

D- As partículas leves, por outro lado, são descarregadas ao longo do lado oposto da alimentação.
















A mesa oscilatória é empregada há várias décadas, sendo um equipamento disseminado por todo o mundo para a concentração gravítica de minérios e carvão. É considerada de modo geral oequipamento mais eficiente para o tratamento de materiais com granulometria fina. Sua limitação é a baixa capacidade de processamento (< 2 t/h), fazendo com que seu uso, particularmente com minérios de aluviões, se restrinja às etapas de limpeza. É um equipamento muito usado na limpeza de concentrado primário ou secundário de minérios de ouro livre e minérios aluvionares.
Quando tratandominérios de granulometria muito fina, a mesa oscilatória opera com menor capacidade (< 500 kg/h), sendo comum a colocação, após uma série de 6 a 10 riffles, de ripas de altura um pouco maior e mais larga para criar melhores condições de sedimentação; é a chamada mesa de lamas.
A mesa de concentração vibratória consiste de um plano ( tablado ) levemente inclinado segundo o eixo “X”indicado , com sua superfície superior parcialmente coberta ripas ( riffles ) formando corredeiras , e um mecanismo vibratório acionado por motor elétrico , que submete ao plano ( tablado ) um movimento oscilante diferencial segundo o eixo “Y” indicado.




As variáveis operacionais são a vazão de sólidos alimentada, a vazão de água, a inclinação da mesa, a freqüência d a vibração e oposicionamento dos septos. A combinação criteriosa destas variáveis leva a separações muito precisas, ainda que haja controvérsia quanto a um possível efeito negativo da presença de lamas na alimentação da mesa.

MESA PLANA

A mesa plana (plane table) também denominada de mesa fixa ou mesa estática, foi concebida e primeiramente empregada em 1949 na empresa Rand Lease Gold Mine, na África doSul, para recuperar partículas de ouro.
Este equipamento consiste de uma mesa inclinada coberta com tapete de borracha com sulcos longitudinais, em forma de "V", paralelos aos lados da mesa e na direção do fluxo de polpa. No final de cada mesa - normalmente há três seções em seqüência - existe uma abertura regulável e transversal ao fluxo de polpa. Os minerais mais densos e o ouromovimentam-se próximos à superfície, percorrendo os sulcos longitudinais, e são recolhidos continuamente naquela abertura. A parte majoritária da polpa passa para a mesa plana seguinte, havendo oportunidade de se recuperar mais partículas de ouro.
A função dos sulcos no tapete de borracha é proteger as partículas pequenas e pesadas já sedimentadas, que percorrem estes sulcos, dos grãos maiores e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mesa
  • mesa
  • Mesa De For A
  • mesa
  • mesa
  • Mesa De For A
  • Mesa De For A
  • mesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!