meritocracia

Páginas: 2 (499 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Disciplina: Português

Comentário critico sobre: Preconceito Linguístico, Marcos Bagno.

A obra de Marcos Bagno é inovadora, pois o autor foi o primeiro a conciliar todas as ideias que permeiamas questões relacionadas ao preconceito linguístico na sociedade brasileira. Sua postura é radical, sem dúvida, porém propõe mudanças que congregam desde a postura individual dos cidadãos brasileiros,principalmente dos professores de português que podem ser considerados o centro irradiador de mudança na escola e dos linguistas, enquanto cientistas capazes de conduzir novas considerações sociais.Em relação aos críticos das mudanças da língua portuguesa em curso, o autor convida o leitor a refletir sobre a ortodoxia com que agem através de atitudes bastante tradicionais, contestando como umgrupo como a Academia Brasileira de Letras pode ser guardião da língua enquanto o povo a conduz natural e constantemente com usos distintos dos tradicionais.
Os usos tradicionais, por sua vez, sãoconsiderados já em desuso por várias camadas sociais e continuam, por outro lado, a serem defendidos por autores conservadores que agem com extremo preconceito e desejam que as regras sejam aplicadas àrisca por todos os falantes. Através de seus mitos e capítulos, procura desconstruir a ideia tradicional e conservadora que assumiu o ensino de português no Brasil e defende sua identidade eparticularidade quando comparado a Portugal.
Pode-se inferir que a gramática tradicional é realmente um entrave às novas mudanças, portanto sua proposta baseia-se numa gramática voltada para o uso social e seprivilegie a diferença entre as formas falada e escrita cuja ênfase preveja a existência do contexto adequado para que determinado uso da língua seja aceito.
Apesar de vários de seus argumentos seremválidos, alguns são um tanto utópicos (dada nossa realidade) e radicais conforme demonstrado ao longo do texto. Todavia, sua reflexão abre precedentes até então não discutidos ou nem pensados por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meritocracia
  • Meritocracia
  • Meritocracia.
  • Meritocracia
  • Meritocracia
  • Meritocracia
  • Meritocracia
  • Meritocracia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!