Mergulho técnico - mais próximo do que você imaginamergulho técnico – mais próximo do que você imagina ! foi com grande satisfação que recebi o convite do rodrigo coluccini para escrever sobre mergulho técnico na deco

795 palavras 4 páginas
MERGULHO TÉCNICO – Mais próximo do que você imagina !
Foi com grande satisfação que recebi o convite do Rodrigo Coluccini para escrever sobre Mergulho Técnico na Revista Deco Stop. Espero poder compartilhar um pouco dessa minha grande paixão com vocês ... Para iniciar, vamos definir o que é Mergulho Técnico:
É todo mergulho mais fundo que 40 metros ou que tenha teto real ou virtual. Teto real refere-se a todos os ambientes que envolvam penetrações como em naufrágios ou cavernas; teto virtual envolve paradas descompressivas obrigatórias.
Porque realizar Mergulho Técnico?
É uma oportunidade de ficar mais tempo em baixo da água, chegar a locais que normalmente não são visitados por mergulhadores recreativos e uma forma de aumentar os conhecimentos tanto em planejamento, conhecimentos teóricos, como em técnicas de mergulho.
Antigamente para se iniciar no Mergulho Técnico era necessário investir muito dinheiro e tempo na compra de equipamentos e em longos treinamentos. Hoje é mais fácil, e algumas escolas e operadoras já dispõem de equipamentos técnicos para aluguel. As certificadoras dividiram os treinamentos em várias etapas, fracionando em módulos menores .
A certificadora NAUI tem um curso chamado Intro To Tech (Introdução ao Mergulho Técnico), que consiste em um treinamento para utilizar a configuração de mergulho técnico (cilindros duplos e asa), mas ainda dentro dos limites recreativos. O pré requisito mínimo é ser mergulhador avançado; ser mergulhador Nitrox é recomendado, pois com dois cilindros o tempo de mergulho será aumentado e a utilização de Nitrox aumenta a segurança e diminui a possibilidade de uma descompressão obrigatória.
O que muda da configuração recreativa para o Mergulho Técnico?
No mergulho recreativo utilizamos um cilindro, um regulador, um colete e cinto de lastro; no técnico precisamos de uma configuração “limpa” (com o mínimo de pontos que podem ocasionar enroscos) mas com redundâncias (equipamentos de reserva), caso algo venha a

Relacionados