Merchandising

Páginas: 13 (3101 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
PROJETO DE PESQUISA
Disciplina Artigo Cientifico
Acadêmica: Viviane Stumpf




1. TÍTULO DO PROJETO DE TRABALHO
Merchandising Social: sua relevância nas telenovelas brasileiras.

2. ÁREA DE CONHECIMENTO
Comunicação Social
2.1 Sub-área de conhecimento
Publicidade e Propaganda


3. RESUMO:

O presente estudo tem por objetivo descrever o processo histórico do merchandising nastelenovelas brasileiras até a atualidade, suas ramificações e a qual relevância do merchandising social nas telenovelas brasileiras. O tema proposto será abordado através de exemplos para melhor compreensão do leitor em relação ao assunto. O estudo terá ênfase nas novelas da Rede Globo, por se tratar de uma emissora com uma vasta experiência em telenovelas e possuir altos índices de audiência emrelação às mesmas. Para responder ao objetivo geral, foram estabelecidos alguns objetivos específicos, a fim de direcionar a pesquisa com a intenção de se alcançar o resultado desejado. Inicialmente será realizada uma pesquisa exploratória, com a coleta de dados secundários e seguida será feita uma pesquisa de campo. O universo da pesquisa abrange 200 acadêmicos, jovens e adultos entre 17 e 40 anosde idade, dos cursos de Comunicação Social da Universidade do Vale do Itajaí, Campus de Itajaí, com questões fechadas de múltipla escolha e com perguntas que tratam sobre o merchandising nas telenovelas.


Palavras-chave

Merchandising Social, Telenovela, Rede Globo.


4. INTRODUÇÃO:

Nos últimos anos o Brasil tem avançado bastante na área social, mas ainda existem muitos problemas queafetam a vida dos brasileiros, como por exemplo, desemprego, educação, violência, criminalidade, desigualdade social, saúde, habitação, poluição entre outros.

Apesar do aumento na geração de empregos, produzidos pelo avanço da economia, podemos encontrar um grande número de pessoas desempregadas, pois esse crescimento não foi o suficiente para nosso país. Além disso, grandes cidades sofremcom o crescimento absurdo da violência. As injustiças sociais somadas à falta de rigidez na execução das leis explicam o índice elevado da criminalidade no Brasil.

Além dos problemas já citados, tem ainda a questão ambiental. A poluição do ar, principalmente nas grandes metrópoles, que recebe toneladas de gases poluentes, afeta a saúde da população, principalmente das crianças e idosos.Podemos citar ainda a grande quantidade de lixo doméstico e industrial, que são descartados nas margens dos rios, que além de afetar o ecossistema também acarretam doenças.

O Brasil ainda é um País das desigualdades sociais, embora a distribuição de renda tenha melhorado bastante em função dos programas sociais, a má distribuição de renda causa um grande contraste, pois uma pequena parcela dapopulação é muito rica, enquanto uma grande parte da população vive entre a pobreza e a miséria.

As questões sociais e ambientais são debatidas constantemente na mídia, pois os meios de comunicação têm um forte impacto em nossas vidas.
As telenovelas têm um papel importante para a população, pois também falam sobre a cultura das sociedades e os problemas do nosso cotidiano.
Desta forma, asquestões sociais e ambientais também passaram a ser retratadas nas telenovelas brasileiras.
A primeira novela ao vivo foi Sua Vida me Pertence, de 1951, na TV Tupi; a telenovela diária, que começou com 2-5499 Ocupado, da Tv Excelsior, que foi ao ar em 1963; a novela com linguagem verdadeiramente brasileira e retratava a realidade, foi estreada em Antonio Maria, de 1968-69, mas que teve o modeloconsolidado em 1969 com Beto Rockfeller. Dados históricos mostram que a primeira telenovela a inserir temas polêmicos foi Véu de Noiva, que iniciou no final de 1969. A partir de então as novelas passaram a retratar situações mais polêmicas, como, violência e homossexualismo.

A novela Explode Coração, escrita por Glória Perez em 1995, foi a primeira novela global a exercer um importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Merchandising
  • Merchandising
  • merchandising
  • Merchandising
  • O Que é Merchandising
  • Merchandising
  • Merchandising
  • Merchandising

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!