MERCHANDISING

1297 palavras 6 páginas
Professor André Martins

Definição


Merchandise, do inglês significa mercadoria, e merchandiser significa negociante. Portanto, merchandising, em sua tradução literal, seria mercadização; mas, adaptando à nossa realidade, podemos traduzir como operação com mercadorias.



Blessa (2005, p. 7) conceitua merchandising como um “conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos na loja, de maneira tal que acelere sua rotatividade”.

Segundo Zenone e Buairide (2005), destacamos 3 objetivos principais do merchandising: Vender mais e melhor: uma boa exposição valoriza a marca e os produtos, tornando a compra não apenas necessária, mas também prazerosa.
 Incrementar o número de consumidores: ampliar, permanentemente, o número de clientes, pois cada um tem uma capacidade limitada para a compra, seja definida pelo uso do produto seja pela capacidade econômica.
 Reduzir custos: quanto mais decisões intermediárias de compra (marca, quantidade, usos, características etc.) o consumidor tiver em mente, mais econômica será a ação de merchandising, reduzindo os principais custos de um ponto-devenda, como os relativos a espaço físico, estoques desnecessários e mão-de-obra dos auto-serviços.


Atração






Qualquer marca gostaria de atrair o consumidor, fazê-lo optar, experimentar e se possível fidelizá-lo ao seu produto.
Sabendo que é no ponto de venda que continuam a ser tomada a maioria das decisões, fabricantes têm vindo a repensar seu mix comunicacional.
As ações de PDV, crescem a cada dia mais e ganham maior espaço dentro dos planos de comunicação de muitas marcas no mundo inteiro.

Quem Faz?
As agências de promoção e outras especializadas em mídia indoor e as agências convencionais de propaganda.
 Segundo o instituto POPAI (Point Of
Purchase Advertising International) 85% das decisões de escolha de produto, são tomadas na hora da compra, dentro do estabelecimento.


Processo de Compra


Alguns dados importantes no

Relacionados