MERCHANDISING

333 palavras 2 páginas
Merchandising
O merchandising é uma das ferramentas de marketing mais poderosas. Com uma inserção imperceptível de forma delicada essa ferramenta pode trazer muito mais resultados que um vendedor bem treinado. A sensação transmitida ao telespectador desperta um desejo, uma necessidade de consumo. Há várias formas de transmitir uma mensagem, no entanto deve-se estar atento as novas tecnologias e inovações criativas sempre em busca de dominar a atenção do consumidor. Na indústria do cinema hollywoodiano o produto não é só o filme, mas tudo que se vende relacionado a ele. O merchandising produzido na cena de um grande filme gera grandes resultados e pode contribuir com boa parte do orçamento do filme, tendo em vista que tais inserções têm seu custo elevado.

Conceitos:
Kotler (2002) define merchandising como sendo a atividade que procura acompanhar todo o ciclo de lançamento de um produto, desde sua adequação pra os PDVs (imagem, embalagem, compra, preço, volume, materiais promocionais) até o controle de sua performance mercadológica diante dos consumidores.

Constata-se que o merchandising, enquanto estratégia ou ferramenta da comunicação, principalmente no Brasil, é empregado de forma ambígua, o que dificulta sua utilização enquanto um conceito especifico. Sampaio (1999) apresenta duas definições, que seriam:

- Merchandising é compreendido como o conjunto de esforços de comunicação realizados no ponto de venda de produtos ou em locais de uso de serviços, diretamente entre os consumidores. As ações de merchandising podem acontecer em conjunto com campanhas de promoção, promoção de vendas ou propaganda. Como peça de comunicação básica, o merchandising utiliza qualquer tipo de material impresso (cartazes, displays, folhetos, bandeirolas, faixas de gôndola, dentre outras), de madeira, plástico ou metal, contendo desenhos, frases ou fotografias.

Pode, também, em alguns casos, incluir certos movimentos mecânicos. Ultimamente com o grande avanço da eletrônica e da

Relacionados