MERCHANDISING SOCIAL

711 palavras 3 páginas
MERCHANDISING SOCIAL

Há também uma estratégia de comunicação que consiste no desenvolvimento de ações socioeducativas dentro do enredo de filmes, novelas e programas. Esta estratégia que age de forma pedagógica e insere, nas telenovelas, temas relevantes para a sociedade recebe o nome de merchandising social. Para Fulgênio (2007), o merchandising social é uma das ferramentas mais eficiente como “estratégia de mudança de atitudes e adoção de novos comportamentos” na sociedade.

O Merchandising social é a inserção, intencional, sistemática com propósitos definidos, de questões sociais e mensagens educativas nas tramas das telenovelas e outros programas de TV. Como estratégia de mudança de atitudes e adoção de novos comportamentos, o merchandising social é instrumento dos mais eficazes, tanto pela grande audiência, que atinge pela maneira lúdica como dissemina novas condutas e práticas. (FULGÊNCIO, 2007, p. 416)

Com isso, pode-se dizer que o merchandising social é uma inserção totalmente intencional e com propósitos bem definidos. Assim, para que haja esta ação, os temas que são abordados nas telenovelas são transmitidos como parte integrante do enredo das teledramaturgias.

Para que ocorra (o merchandising social) é necessário que haja, por exemplo, referência a medidas preventivas, protetoras, reparadoras ou punitivas; alerta para causas e consequências associadas ou quanto a hábitos e comportamentos inadequados; valorização da diversidade de opiniões e pontos de vista etc. (LOPES, 2009, p. 38)

De acordo com o portal Rede Globo o merchandising social realizado nas telenovelas brasileiras teve início no ano de 1974, originando-se na novela ‘O Espigão’ que abordou como tema socioeducativo a ecologia e o planejamento urbano, assuntos de extrema relevância e debatidos na época. Apesar de ter início no ano de 1974, a prática de merchandising social alavancou na década de 90, dando à Rede Globo no ano de 2001 o prêmio ‘Business in the Community Awards for

Relacionados