Merchandising no PDV

Páginas: 18 (4462 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2014
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA (FEA).
Departamento de Administração







INFLUÊNCIA DO MERCHANDISING NAS COMPRAS POR IMPULSO








Maria Julia de Almeida Villarroel






2014


LISTA DE FIGURAS


FIGURA 1 – MODELOS DE DISPLAY......................................................21FIGURA 2 – MODELOS DE DISPLAY......................................................22
FIGURA 3 – MODELOS DE DISPLAY......................................................23
FIGURA 4 – MODELOS DE DISPLAY......................................................24


Sumário



INTRODUÇÃO

Com uma similaridade crescente entre produtos e lojas varejistas, percebe-se uma necessidade cada vezmaior de tentar se destacar em relação a outras marcas, de atrair estimular as compras. Os fabricantes tem unido forças com os varejistas para tentar através do merchandising criar uma fidelização com a sua marca.
Pode-se citar o uso do merchandising como sendo um mecanismo para obtenção dos objetivos organizacionais e do marketing, sendo que no segmento varejista é usado para chamar a atenção dosconsumidores, expor produtos, despertar desejos por produtos, criar um ambiente de compras agradável, gerar a satisfação do cliente, gerar consumo, etc (LAS CASAS, 2010).
Sabe-se que a visão é o nosso sentido mais importante quando o assunto se refere à compra, porque é ela que nos proporciona o primeiro impacto com a loja e os produtos. Sendo assim tem um ambiente arrumado, limpo e de acordocom o perfil de consumidores é fundamentalmente importante para que eles se sintam atraídos a entrar nas lojas e consumirem. Para McCarthy e Perreault (1997, p.119), o ambiente afeta o comportamento de compra, assim como a agitação de um leilão pode incentivar a compra por impulso.

Por este motivo o presente estudo tem como objetivo tentar entender o quanto e como merchandising influencia nascompras em lojas varejistas Ao longo do mesmo veremos quais técnicas que são utilizadas para atrair, informar e diferenciar um produto do outro.

1. MERCHANDISING
Para entendermos a influencia do tal conhecido merchandising é preciso entender primeiramente seu conceito. Sendo que, a grosso modo, ele nada mais é do que uma maneira de atrair os consumidores. Segundo Blessa (2009) o merchandisingpode ser classificado como ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com objetivo de influenciar na tomada de decisões de compra dos consumidores. Ou seja, uma ação de merchandising tem como principal objetivo destacar um produto perante outros dentro do seu ponto de venda. A American Marketing Association(AMA) definiu o merchandising como sendo uma:




Como o objetivo é a valorização de um determinado produto ou serviço dentro do ponto de venda (PDV), vários cuidados precisam ser tomados. O primeiro de todos é ter em mente qual é o publico alvo do seu produto e do local escolhido como ponto de venda para entender qual é o perfil, necessidades, estilo de vida para então adequar as ações deacordo com essas informações. Tanto o fabricante como o varejista precisa ter em mente que algumas atitudes são essenciais e ambos precisam trabalhar juntos para que as ações de merchandising se concretizem no ato da compra. Podemos definir algumas das atividades como a verificação da quantidade de produtos em estoque, controle de preços, controle da qualidade dos produtos ofertados, bom estado doponto de venda e um lugar em evidencia para exposição do mesmo, além de se preocupar com a disposição na qual estes produtos serão expostos.
Pelo fato de estar intimamente ligado ao composto de marketing, o merchandising é muito confundido com promoção de vendas. Apesar de ambos terem como objetivo proporcionar retorno para empresa e centros distribuidores, a promoção em vendas canaliza seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Merchandising e PDV
  • Case: merchandising no pdv
  • Merchandising no PDV e TV
  • Promoção de Vendas e Merchandising
  • Merchandising em pdv
  • Pdv
  • Merchandising
  • Merchandising

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!