Merchandising em pdv - cap. 5 atmosfera de compra

Páginas: 3 (507 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2011
Atmosfera de compra

O ambiente de compras deve ser um lugar agradável para os clientes se sentirem a vontade e que seus sentidos sejam estimulados através das cores, cheiros, iluminação,decoração,música e sobre a comunicação visual. Tendo como característica principal a organização do ambiente e o público que ali transita. Alguns exemplos de uma boa organização são as prateleiras bemposicionadas e de uma altura boa, o ar condicionado na temperatura ambiente, o chão que não seja liso demais e nem espesso para que possam tropeçar. Dependendo do ambiente e dos produtos, o posicionamento deveestar em pontos estratégicos onde o trafego seja mais intenso. E é muito importante que o cliente se sinta a vontade com o ambiente e que o atendimento seja educado e simpático, isso define se ocliente vai criar um relacionamento com a loja.Hoje em dia, esses diferenciais contam pontos, pois além da concorrência nas ruas existe a concorrência virtual. Por isso o design deve ser confortável ediferente.
Para esse ambiente estar adequado é necessário um arquiteto de varejo onde fará e distribuirá os moveis e as cores nos lugares certos, fazendo um esquema de implantação onde os produtos fiquemexpostos para cada usuário. Para isso o arquiteto faz um estudo de circulação. A comunicação da loja deve ser sempre atualizada, que chame a atenção, letras grandes e simples, frases curtas e defácil compreensão para que os clientes prestem atenção ao mesmo tempo os informando. As cores devem atrair o público-alvo e destacar os produtos, dependendo da loja as cores podem indicar as seções paraprodutos específicos, já para grandes lojas as cores devem ser claras.
A música pode controlar o trafego e o ritmo da loja, por exemplo de manhã muitos idosos saem de manhã para suas compras, então amúsica geralmente é suave e calma. Na hora do almoço que é quando muitos trabalhadores saem para comprar rápido a música também deve ser rápida, á tarde na maioria das lojas são as donas de casa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Merchandising no PDV
  • Merchandising e PDV
  • Case: merchandising no pdv
  • Merchandising no PDV e TV
  • O merchandising e sua inflência nas compras planejadas
  • cap 5
  • Cap 5
  • Cap 5

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!