Merchandaze

494 palavras 2 páginas
1. Merchandising

Merchandising é uma das ferramentas de marketing que tem a função de destacar um produto no ponto de venda, ele é considerado a mídia mais rápida e eficiente, pois é a única mídia em que a mensagem conta com três elementos-chaves para a concretização de uma venda: o consumidor, o produto e o dinheiro.
O merchandising tem sua origem na Idade Média, quando os homens começaram a escolher as principais ruas das antigas cidades para expor e comercializar os seus produtos, gritando e concorrendo uns com os outros, mas foi na década de 30, nos Estados Unidos que o merchandising começou a tomar a forma que conhecemos hoje. Nesta época não existiam supermercados, o cliente era atendido por um vendedor em um balcão nas antigas lojas. Com o tempo os comerciantes começaram a notar que os produtos expostos em vitrines eram comprados rapidamente e isso fez com que eles começassem a mudar os interiores das lojas, colocando cada vez mais produtos em evidência para que o cliente pudesse ver e comprar andando livremente pela loja. Foi assim que surgiu o self-service (auto-serviço), alguns anos depois os primeiros supermercados começaram a aparecer. O merchandising era então utilizado para dar visibilidade às mercadorias e esse processo implicava no planejamento do lay-out da loja, seus corredores, prateleiras, a disposição dos produtos e sua promoção.
Atualmente o merchandising se tornou algo muito mais completo, que procura acompanhar todo o ciclo de vida de um produto, desde seu desenvolvimento e adequação de sua imagem para o ponto de venda até o seu desempenho perante o cliente final. Abaixo apresentamos uma lista* com as principais funções do merchandising em ordem de importância:
1. Aumentar as vendas por impulso.
2. Criar conexão entre a propaganda e os produtos no PDV.
3. Atrair a atenção do consumidor.
4. Apresentar o produto de maneira mais atraente.
5. Obter melhor cooperação do revendedor.
6. Melhorar a promoção e identificação da marca ou

Relacionados