MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO: UMA REALIDADE?

Páginas: 15 (3594 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO: UMA REALIDADE?
Cristina Freitas Gonçalves Lima Carvalho












Resumo:
Partindo da análise de várias entrevistas que discutem o processo de mercantilização do ensino superior, bem como de artigos trabalhados no mestrado, na disciplina Políticas Educacionais; o presente trabalho objetiva apresentar e refletir sobre essasdiscussões, abordando a complexidade destes processos de uma forma geral e observando a lógica mercantilista que acaba se refletindo no ambiente acadêmico.
Palavras Chaves: ensino superior; mercantilização; ambiente acadêmico.
Desde a segunda metade da década de 1990, a educação superior no Brasil percorre um caminho de significativas transformações, consolidando uma ampla reforma desse nível deensino. Desde Fernando Henrique Cardoso até nosso atual presidente Lula da Silva, as políticas educacionais colocadas em prática foram organizadas e elaboradas de acordo com as exigências de um Brasil capitalista, neoliberal e que possui uma visão de educação voltada para a promoção e expansão do mercado educacional privado.
É importante salientar que a privatização do ensino superior será aquidiscutida para esclarecer algumas das posições nas quais podem, claramente, ser vistas no âmbito educacional atual, no que tange às posturas do Estado no cumprimento de seu papel, incumbido constitucionalmente de promover a educação pública, gratuita e de qualidade.
Devido à ascensão das políticas neoliberais na década de 1990, o ajuste fiscal e a implantação de um Estado mínimo; houve um controlenos gastos públicos de grandes dimensões, bem como o início da privatização de empresas estatais e de serviços públicos. (MANCEBO, 2004). O estado, portanto, restringiu suas funções a uma “ação redistributiva” dos bens sociais e ao cumprimento de garantir a ordem e a segurança. Através da privatização e da constituição do setor público não estatal, o exercício do poder do estado tornou-sedesnecessário, sendo, pois primordial, apenas os subsídios. Como conseqüência, investiu-se bem menos na área da saúde, educação, ciência e a tecnologia. O governo Lula herdou com tudo isso uma desarticulação do setor público, da qual as universidades não foram poupadas. Pode-se ainda afirmar que as universidades:


[...] nos anos que precederam a posse de Lula, também viveram uma “reformauniversitária”, pautada pela crítica à presença do Estado em todas as esferas da vida nacional, o que as submeteu a políticas de austeridade, com salários arrochados e recursos para manutenção e investimento progressivamente diminuídos, de modo que o quadro geral das instituições de educação superior era (ou ainda é) de crise. (Mancebo, Deise. 2004. p.4 )


A autora expressa seu ponto de vista e discorresobre o programa eleitoral da época de 1990, bem como a postura do candidato Lula, revelando as disparidades entre as promessas da campanha eleitoral e suas realizações na atual gestão. Nesse sentido, apresenta as contradições da postura governamental perante a esfera educacional e suas reformas, alertando para o quadro drástico em que se encontram os setores das esferas públicas que estão sendoprivatizados.
Em um artigo na revista Carta Capital (2004), o articulista Thomaz Wood Jr. (2004) cita Adolfo Ignacio Calderón , professor da Universidade de Mogi das Cruzes, no momento em que este faz um contraponto aos detratores da universidade mercantil :

“ não é uma ‘conspiração neoliberal privativista’ que faz com que ano a ano oensino superior privado cresça, enquanto o ensino público definha. No tabuleiro de forças políticas há muitos outros atores, inclusive a própria população. O sistema público existente é insustentável do ponto de vista financeiro. E não se trata somente de falta de verbas, mas de formas ultrapassadas de gestão e desperdício crônico de recursos. O resultado é visível: professores mal remunerados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercantilização do Ensino Superior
  • Perfil do universitário brasileiro
  • ENSINO A DISTÂNCIA: MODERNIDADE OU BANALIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO?
  • ENSINO DE VALORES EM ÂMBITO UNIVERSITARIOS
  • Realidade agrária brasileiro
  • O ensino universitário. seu cenário e seus protagonistas
  • A realidade o cidadao brasileiro
  • A REALIDADE DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS DO NOSSO PAÍS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!