Mercantilização de centros históricos na era das cidades globais – práticas na cidade do rio de janeiro

Páginas: 18 (4407 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
MERCANTILIZAÇÃO DE CENTROS HISTÓRICOS NA ERA DAS CIDADES GLOBAIS – PRÁTICAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Tatiana de Souza Ferreira
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
proftatiana@hotmail.com






RESUMO


A preservação do patrimônio histórico material e imaterial tem adquirido cada vez mais importância no Brasil relacionado especialmente a uma dinâmicaligada à mercantilização e turistificação dos espaços. No que tange a cidade do Rio de Janeiro este processo pode ser observado de forma mais acentuada na área central e nos seus arredores, seja através da preservação gerada pelo tombamento realizado pelos órgãos públicos cabíveis, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, seja pelo abandono que confere a cristalização das formasde modo não institucional. Na última década a valorização destes bens na zona portuária da cidade por grupos em sua maioria privados tem alterado a dinâmica espacial e o cotidiano dos citadinos, apropriando-se das formas, mas conferindo-lhes novas funções.
Palavras-chave: Mercantilização; refuncionalização; patrimônio; cidade do Rio de Janeiro.





Introdução


A cidade do Rio deJaneiro configura-se como uma das mais antigas do país tendo sido fundada no ano de 1565. Seu crescimento inicial foi lento e gradual devido aos entraves físicos que o terreno alagadiço e pantanoso conferia aos habitantes. Após a descida dos morros para o que atualmente se apresenta como o núcleo central, a cidade espraiou-se no sentido zona sul e zona norte.
No entanto a atual zonaportuária da cidade, que abrange os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, mesmo que estivesse contígua ao núcleo central não apresentou o mesmo processo de crescimento devido ao litoral estreito e comprimido entre a baía e os morros, além da presença das chácaras que produziam alimentos para abastecer a cidade. Até nos dois primeiros séculos após a fundação da cidade as atividades portuárias ocorriamnas docas e trapiches na praia de Dom Manuel localizada nas margens do antigo morro do Castelo.
Foi somente em 1808 com a chegada da Família Real e a conseqüente abertura dos portos que a atual zona portuária começou a consolidar-se como tal. O fluxo de mercadorias e pessoas que chegavam aos trapiches e docas do litoral deixou marcas na paisagem local que resistiram aos séculos, mesmo apósa decadência da atividade de estiva na área.
Esta paisagem repleta de formas pretéritas que convivem com outras formas mais atuais e a variedade de usos que encontramos neste espaço marcam a zona portuária, especialmente os bairros da Saúde e Gamboa, como únicos por sua convivência simultânea no passado e no presente. É único também por ter mantido estas características apesar dastransformações sócio-espaciais que se abateram sobre a cidade, como por exemplo, o “bota-abaixo” de Pereira Passos nos primeiros anos do século XX que, dentre outras realizações, abriu a avenida Rodrigues Alves e inaugurou em 1906 – seu último ano de mandato na prefeitura da cidade – a primeira parte do cais do porto.
Por ser notadamente uma área de residência de ex-escravos e seus descendentes,ali nasceu uma cultura popular em torno do samba, materializado na presença da Pedra do Sal, um dos principais símbolos da localidade, assim como o Largo da Prainha e o morro da Conceição.
Essas permanências, ou seja, a cultura e o patrimônio histórico tombado ou cristalizado pela inércia econômica e pelo abandono – casarões, igrejas e a própria Pedra do Sal – tem convivido com usos atuaise vem sendo apropriadas por agentes externos à localidade em estudo, por isso objetivamos compreender como tem ocorrido o contemporâneo processo de refuncionalização e consequente mercantilização da zona portuária e quem são e como atuam os agentes que tem participado diretamente deste processo através da utilização das condições locais preexistentes, o patrimônio material e imaterial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RIO DE JANEIRO Cidade Global
  • PROJETO DE REABILITAÇÃO DE CENTRO HISTÓRICO: A ZONA PORTUÁRIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
  • A economia da Cidade do Rio de Janeiro
  • HISTÓRICO DO CENTRO DA CIDADE DE NITERÓI
  • História da cidade do Rio de Janeiro
  • Rio de Janeiro
  • Gerenciamento de Recursos Hídricos Na região do Centro e Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro
  • História da administração da cidade do Rio de Janeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!