mercantilismo

Páginas: 39 (9586 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
RESUMO
Este trabalho intitulado Mercantilismo, sua filosofia, geografia planetária da sua aplicação e modernidade, foi elaborado por forma a incutir nos estudantes conhecimentos que lhes permitam mostrar mais acção e interação nas aulas. Este trabalho para além de abordar a temática supracitada constitui um dos requisitos para a avaliação na referida disciplina. A sua realização centrou-se narevisão bibliográfica, bem como nas buscas de alguns sites da internet.
O mercantilismo foi um sistema económico que desenvolveu-se numa época em que economia europeia estava em transição do feudalismo ao capitalismo (do séc. XVI ao XVIII) . Marcando assim o final da proeminência da ideologia económica do cristianismo (a crematística), inspirada em Aristóteles e Platão, que recusava a acumulaçãode riquezas e os empréstimos com juros (vinculados ao pecado da usura), diferente do mercantilismo que caracterizava-se no acúmulo de metais preciosos como ouro e prata. Diferenciava-se de país para país, o mercantilismo associa-se, basicamente, a uma concepção política de construção de um Estado forte e poderoso no conjunto das nações. França, desenvolveu o mercantilismo industrial (Colbertismo),na Inglaterra desenvolveu-se o mercantilismo comercial, a Holanda criou um eficiente mercantilismo comercial e industrial, Portugal foi o país que mostrou maior flexibilidade na prática do mercantilismo e na Espanha surgiu o mercantilismo metalista.
Surgiram vários percursores no desenrolar da história do mercantilismo, dentre os quais os que mais se destacaram foram: Malestroit, Jean Bodin,Luiz Ortiz, Antoine de  Montchrétien, John Locke, Thomas Mun, Jean Baptiste Colbert, Cantillon.
Actualmente, o mercantilismo é normalmente desconsiderado, o novo ambiente económico produzirá mais tensão do que acomodação entre países que trilham os caminhos liberais e mercantilista. Isso também poderá renovar os dormentes debates sobre o tipo de capitalismo que produz maior prosperidade, mas é maispreciso pensar o mercantilismo como uma forma diferente de organizar a relação entre o Estado e a economia, uma visão não menos importante hoje do que no século XVIII. 


Palavras Chave: Crematística; Usura; Colbertismo; Manufacturas, proeminência

INTRODUÇÃO
No âmbito da cadeira de Introdução a Economia, doutrinada no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, pelos ProfessoresDoutores especialistas desta matéria, propôs-se a realização de um conjunto de trabalhos de investigação, no qual calhou ao nosso grupo a temática do Mercantilismo, sua filosofia, geografia planetária da sua aplicação, seus principais precursores, mercantilismo e a modernidade.
Etimologicamente o termo mercantilismo foi criada pelo economista Adam Smith partindo da palavra mercari - gerir umcomercio, merx - mercadoria ou produto.
O mercantilismo foi o sistema económico que predominou ao longo da idade moderna marcando o final da ideologia económica do cristianismo, o governo era autoritário e interferia muito na economia do país, para esse sistema a riqueza resumia-se no acúmulo de metais preciosos como oro e prata. Alcançar a abundancia de moedas era efectivamente o seu objectivo.
Omercantilismo associa-se, basicamente, a uma concepção política de construção de um Estado forte e poderoso no conjunto das nações, foi com o mercantilismo, que apareceu pela primeira vez o conceito de balança comercial, relação entre o valor das exportações e o das importações.
O mercantilismo variou de país para país, na Espanha surgiu o mercantilismo metalista, a França desenvolveu omercantilismo Colbertismo, na Inglaterra desenvolveu-se o mercantilismo comercial, a Holanda criou um eficiente mercantilismo comercial e industrial. Portugal foi o país que mostrou maior flexibilidade na prática do mercantilismo.
Como diversos países europeus procuravam acumular metais, bem como proteger seus produtos em busca de uma balança de comércio favorável, ocorreu que os objectivos mercantilistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercantilismo
  • Mercantilismo
  • mercantilismo
  • Mercantilismo
  • O Mercantilismo
  • mercantilismo
  • mercantilismo
  • mercantilismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!