Mercantilismo e a influência da igreja

Páginas: 30 (7417 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
Mercantilismo



Buscando entender que todas as organizações humanas apresentam os seguintes fundamentos:

SERVIÇO ou MISSÃO: Que justifica a sua utilidade pública, seja com fins lucrativos, assistenciais ou específicos.

VALORES/DOUTRINA: Que fundamenta e teoriza sua proposição e essência, justificando sua individualidade frente a outras organizações.

PÚBLICO/ALCANCE: Determina a quemse dirige e o alcance prático de sua influência territorial, social e cultural.

RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL: Para viabilizar o alcance de seus objetivos, procura interagir e manter influência em todas as instâncias, poderes e organizações representativas da sociedade, para negociar e salvaguardar seus interesses.

Para que uma organização se viabilize, o exercício destes 4 fundamentos devemser praticados e aprimorados com o tempo. 

A perda representativa de qualquer um deles coloca toda a organização sob risco. São portanto, de prática essencial.

Acho perfeitamente normal e justificável a interação de qualquer organização nestas 4 esferas, desde que, com postura ética compatível às regras sociais, respeitando a liberdade das sociedades em que atua.

Vejo como uma grandedemagogia ou imaturidade quando alguns líderes afirmam que sua instituição não tem, nem procura ter qualquer interação com organizações fora de seu campo de interesses. (Deve achar que mora na Lua ou em outro planeta).

Com certeza a igreja se beneficiou com o mercantilismo. Isto em si não é algo errado a priori, pois toda organização deve buscar seu fortalecimento e evolução ao longo do tempo.Cabe na verdade a análise da seguinte questão: A igreja beneficiou-se do Mercantilismo de forma ética ou não?

Entendo que não, pois ela impôs a evangelização de vários povos indígenas nas colônias, destruindo seus valores, cultura e liberdade de expressão. Por não respeitar os valores destas organizações e sua liberdade de escolha, sua postura não foi ética.

Abordagem da Influência da IgrejaCatólica

O catolicismo apostólico romano é atualmente a maior religião do Brasil, ativa no país desde o período pré-colonial, quando foi introduzida por missionários que acompanhavam os colonizadores portugueses. A Igreja Católica exerce grande influência nos aspectos político, social e cultural dos brasileiros.
Ela foi introduzida por missionários que acompanharam os exploradores ecolonizadores portugueses nas terras do país recém-descoberto.
O cristianismo chegou no Brasil já no descobrimento territorial português, e lançou profundas raízes na sociedade desde o primeiro momento de interação portuguesa com os habitantes indígenas. Durante o período de colonização, ordens e congregações religiosas assumem serviços nas paróquias e dioceses, a educação nos colégios, a evangelizaçãodo indígena e inserem-se na vida do país.
 Durante o século XVI e o século XVII, a legislação buscou certo equilíbrio entre Governo central e Igreja, tentando administrar os conflitos entre missionários, colonos e índios.
Até meados do século XVIII, o Estado controlou a atividade eclesiástica na colônia por meio do padroado. Arcava com o sustento da Igreja e impedia a entrada no Brasil de outroscultos, em troca de reconhecimento e obediência. O Estado nomeia e remunera párocose bispos e concede licença para construir igrejas. Confirma as condenações dos tribunais da Inquisição e escolhe as formas de punição; em contrapartida, controla o comportamento do clero, pela Mesa da Consciência e Ordens, órgão auxiliar do Conselho Ultramarino.
Em 7 de janeiro de 1890, logo após a proclamação daRepública, é decretada a separação entre Igreja e Estado.

sexta-feira, 23 de maio de 2008
A importância da Igreja Católica na Idade Média

Infelizmente muitas pessoas hoje têm uma imagem bastante distorcida do verdadeiro papel da Igreja Católica na Idade Média. Tal imagem é fruto de uma concepção unilateral do medievo, através da qual não se abre espaço para uma investigação histórica séria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influencia da igreja
  • A influencia da igreja
  • Influencia da Igreja
  • A influência da organização da igreja católica
  • Influência da organização na igreja católica
  • a influencia do direito na igreja
  • a influencia da igreja na idade media
  • A INFLUENCIA DA IGREJA NA SOCIEDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!