Mercados internaciosnais

5816 palavras 24 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Disciplina: Mercados Internacionais

Internacionalização de Empresas:
Usina Alto Alegre

Belo Horizonte
Novembro / 2010
1) As Motivações para a Internacionalização:

A estrutura econômica mundial tem sido crescentemente moldada pela expansão das empresas transnacionais, principalmente, a partir dos anos 1990. Alguns aspectos têm sido marcantes na liderança dessas empresas em nível global:
1. No início dos anos 1990, apenas as 420 principais empresas multinacionais eram responsáveis por mais da metade da produção mundial.
2. O forte crescimento da participação das exportações das empresas transnacionais no total mundial exportado (no início dos anos 1990, as multinacionais já eram responsáveis por cerca de 75% do comércio mundial total, dos quais mais de um terço correspondia ao comércio intrafirma);
3. As firmas transnacionais têm sido a principal fonte privada de financiamento à pesquisa e desenvolvimento e dominam as transações com tecnologia. Apesar das claras evidências da crescente importância das empresas transnacionais na economia mundial, nos países da América Latina a elaboração de políticas públicas de incentivo à internacionalização das empresas de capital nacional ainda são muito incipientes. No caso do Brasil, por exemplo, até recentemente, os casos bem-sucedidos de internacionalização decorreram da iniciativa das próprias empresas, não sendo o resultado de uma política deliberada do governo de apoio à criação de multinacionais brasileiras. No debate sobre o tema, os críticos às políticas de apoio à internacionalização alegam como os principais fatores negativos:
1. a possibilidade de “exportação” de empregos;
2. prejuízo ao balanço de pagamentos à medida que envolveria uma saída de divisas do país;
3. a possível redução dos níveis de investimento doméstico.

A Internacionalização como Forma de Sobrevivência da Empresa e Instrumento de Aumento da Competitividade dos

Relacionados

  • Fundamentos
    1646 palavras | 7 páginas
  • Admin e seus segredos
    2334 palavras | 10 páginas