Mercados com informações assimétricas

Páginas: 9 (2001 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
MERCADOS COM INFORMAÇÕES ASSIMÉTRICAS

Até agora temos estudado mercados em que as duas partes possuem informações simétricas.
Vamos então observar o mercado em que as informações são assimétricas, isto é, em que apenas uma das partes de um segmento possui informações mais precisas a respeito do objeto/serviço em questão.
Observaremos também que comoeste tipo de distorção pode provocar uma ineficiência de mercado.

Incertezas quanto à qualidade e o mercado de produto de qualidade duvidosa

A partir do momento que adquirimos um objeto novo, temos a plena certeza que não teremos surpresas desagradáveis, até porque o fabricante dá garantias por um determinado período.
Se decidirmos vender este bem, automaticamente teremossua desvalorização em mais ou menos 20%, mesmo que o objeto esteja com pouquíssimo uso. O que ocasiona este fato? Quando um objeto sai do revendedor, não há mais garantias de sua total eficiência e o comprador só perceberá qualquer problema após sua aquisição. Nesta situação o vendedor saberá a real situação do objeto, podendo pedir por ele um valor que realmente corresponda a seu valor, mas ocomprador não saberá e poderá pagar ou não o valor solicitado. O comprador sabe que no mercado há objetos bons e objetos ruins e ele terá que observar bastante para concluir a sua compra.

O mercado de automóveis usados

Quando um consumidor decide comprar um carro usado ele não sabe o verdadeiro estado do carro, desconhece se o automóvel rodava na cidade ou na estrada, não sabe se todas asrevisões necessárias foram realizadas ou se o carro era bem cuidado. O comprador desconhece estas informações, mas o vendedor sabe e pode fazer com que o consumidor pague um preço maior pelo carro do que o que ele realmente vale. Em contrapartida o vendedor pode acabar aceitando um preço menor pelo carro, menos do que o automóvel vale, porque ninguém acredita nele. Ou seja, quem leva vantagem é odono do carro ruim, que recebe mais do que o carro vale porque não há como definir qual automóvel é bom e qual é o ruim.

No mercado de carros usados temos automóveis de alta e de baixa qualidade. Suponhamos que os vendedores e os compradores tenham o mesmo conhecimento da qualidade dos automóveis, a eficiência do mercado pode ser verificada no gráfico acima no ponto de interseçãodas curvas de oferta (SA) e demanda (DA) dos automóveis de alta qualidade, esse ponto é sempre acima das curvas de oferta (SB) e demanda (DB) dos automóveis de baixa qualidade. Isto se explica porque os ofertantes de automóveis de alta qualidade estão relutantes e só oferecem a preços altos e os compradores também estão dispostos a pagar mais, em compensação obterão um objeto de alta qualidade.Como na vida real as coisas não funcionam tão perfeitamente; Neste mercado os vendedores possuem mais informações sobre o automóvel do que o comprador, mesmo se ele dispõe de um mecânico para consultoria, mas mesmo assim não seria 100% confiável e o comprador estaria correndo o risco inicialmente em 50% de adquirir um automóvel de baixa qualidade, só podendo ter a certeza se sua escolhafoi compatível com sua necessidade depois que adquirir e utilizar o automóvel por algum tempo. É nesse momento que ele percebe a qualidade do bem.
Ao observarmos a figura verificamos que quando as duas partes conhecem igualmente a qualidade são vendidas 50.000 unidades, mas quando somente uma das partes (vendedor) conhece, a situação fica diferente, os automóveis de alta qualidade saemum pouco do mercado enquanto que os de baixa qualidade avançam mais.
A demanda sai de DA e DB para DM (a suposição da qualidade média pelos consumidores), provocando uma queda dos automóveis de alta qualidade e um aumento dos de baixa qualidade. A curva de oferta para automóveis ruins se desloca cada vez mais para a esquerda, Sb1, Sb2, Sb3, fazendo com que o valor dos automóveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercados com Informacoes assimetricas
  • INFORMAÇÕES DE MERCADO MUNDIAL do mel
  • Informações úteis para inserir no mercado Internacional
  • O efeito das informações contabeis e o mercado de capitais
  • Informações Assimétricas na negociação coletiva: Uma análise da greve como estratégia pela teoria dos jogos.
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA O MERCADO E COLETA DE INFORMAÇÕES E MENSURAÇÃO DA DEMANDA DO MERCADO
  • Criptografia assimétrica
  • A globalização é assimetrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!