Mercado Turistico

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 9 de julho de 2013
INTRODUÇÃO

De acordo com Herman von Schullern (1910):

“Turismo é a soma das operações, principalmente de natureza econômica, que estão diretamente relacionadas com a entrada, permanência e deslocamento de estrangeiros para dentro e para fora de um país, cidade ou região”.
Segundo a OMT (Organização Mundial do Trabalho), o turismo é um ramo econômico que mais cresce nomundo, ou seja, possui uma ampla procura no mercado no mercado turístico.

Com o passar dos anos e com as mudanças decorrentes do desenvolvimento econômico e tecnológico o conceito de mercado passou por transformações de acordo com o momento histórico e cultural de cada sociedade. De maneira leiga entende-se por mercado como um local, ou seja, um espaço geográfico onde são estabelecidasrelações comerciais. Esta se constituía como a primeira conceituação de mercado existente.
Estes espaços possuíram uma importância para a construção e desenvolvimento de uma sociedade, pois, abrangia desde o fortalecimento da economia com a troca, compra e venda de mercadorias, como também desenvolvia e fortalecia a cultura local.
Atualmente quando nos referimos ao mercado este não possui mais umademarcação geográfica apenas, seu conceito se estende a espaços mais abrangentes, a setores, a qualificação profissional, a oferta e procura de produtos e serviços, entre outros. Apesar dos economistas considerarem o mercado como um espaço não mais delimitado o mesmo ainda possui a relação compra e venda e agora com uma maior variedade de compradores.

Desta forma percebemos que o homem como um sersocial, está sempre em busca do desenvolvimento de suas relações sociais, e entre elas o mercado, que não ocorre mais só com a compra e venda, mas permeiam diversos outros segmentos importantes para a vida em sociedade. De acordo com BENI “os mercados constituem um sistema de informação que permite a milhares de agentes econômicos, produtores e consumidores”.
MERCADO TURISTICO
“(...) em suaacepção econômica mais ampla, mostra-se bem distante dessa tradição. Como observa Galbraith, ‘mercado, agora, é uma abstração’. Já não existe a conotação geográfica. Executivos de grandes empresas industriais ou do setor financeiro falam das dificuldades com que eles se defrontam no mercado. E eles não estão se referindo a nenhum lugar, mas a uma abstração econômica”.(p.07)

“o mercado turísticotambém pode ser visto como uma rede de informações que permite aos chamados agentes econômicos – sejam consumidores (no caso específico os turistas) ou produtores (aqui vistos como as empresas de turismo) – a tomada de decisões no sentido de resolver os problemas econômicos fundamentais e específicos do setor”. (p.09)

“Lage e Milone assinalam ainda que “os mercados turísticos também podem serclassificados por suas características próprias ou motivações de realização”. Sob esse prisma, pode-se destacar os mercados turísticos motivados por: férias, descanso, negócios, estudos, contatos familiares, saúde, contemplação da natureza, compras, status, peregrinações religiosas, práticas e eventos desportivos, congressos e outros.”(p.10)

“O produto turístico baseia-se fortemente em seusaspectos diferenciais, o que faz com que os produtos se particularizem entre si (...) comporta-se como um mercado de concorrência imperfeita ou monopolística”. (p.13)

“A segmentação do mercado turístico permite o reconhecimento dos principais destinos geográficos, tipo de transporte utilizado, da composição demográfica do fluxo turístico, entre outras coisas”. (p.16)

“(...) os mercados podem serclassificados tanto sob a perspectiva da demanda, como também pela oferta”. (p.17)

“Segundo Mário Carlos Beni, o ‘motivo da viagem, entretanto, é o principal meio disponível para se segmentar o mercado’. Os maiores segmentos desse mercado, de acordo com o fluxo de turistas, são: turismo de lazer, de negócios e compras, esportivo, ecológico, rural, de aventura, religioso, cultural,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercados turísticos
  • Mercado turistico
  • O mercado de trabalho turístico
  • Segmentacao do mercado turistico
  • influência da internet no mercado turístico
  • Conceitos e o funcionamento do mercado turístico
  • Funcionamento do mercado turístico
  • Agenciamento turístico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!