Mercado Toyota vs. GM

Páginas: 6 (1360 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013






























Gustavo Nogueira Bittencourt.

Bauru, 03 de Junho de 2011.
Interpretação do Texto proposto

Revista época 05/06/2009
O texto em questão faz uma analise sobre a briga de mercado envolvendo o que atualmente são as duas maiores montadoras de automóveis do mundo, a poderosa Americana GM e a gigante Japonesa Toyota.
Ao analisarmos osdados fornecidos pelo texto, podemos observar toda a trajetória das duas montadoras, e vemos como a Toyota cresce exponencialmente sobre a GM, tanto em veículos vendidos, quanto em produção, principalmente nos Estados Unidos, que nada mais é do que o maior mercado global.
Todo esse crescimento da Toyota deve-se a forma com que construiu uma reputação solida com base em qualidade, tecnologia deultima geração e veículos econômicos, além de sua imagem de montadora mais ecológica do mundo e alto investimento em “tecnologia verde”.
Ao estudarmos o texto, podemos ter a visão de que da forma com que essa gigante japonesa vem se desenvolvendo, dificilmente deixará escapar o posto de líder de mercado, principalmente devido a sua maior preocupação no momento de projetar seus produtos, aqualidade.

Análise e Atualização de dados

A Toyota é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, presente em mais de 160 países, e com metas arrojadas de aumentar sua participação de mercado. Líder incontestável do mercado japonês e asiático, a Toyota é o maior vendedor de veículos não-americanos nos EUA e a marca japonesa líder na Europa.
Em 2007, a Toyota desbancou a General Motors (GM) ese tornou a maior fabricante de veículos do mundo, vendendo 2,348 milhões de veículos contra os 2,335 milhões da concorrente americana. A Toyota também passou a GM em produção. No mesmo período, a japonesa fabricou 2,367 milhões de unidades – 32 mil a mais que a GM.


Nos dias de hoje, tal cenário começa a mudar novamente, no mês de janeiro de 2011, o posto de montadora líder de vendas deautomóveis no mundo ficou com a Volkswagen, que chegou a 417.521 unidades comercializadas no período, um ótimo crescimento de 29,8%, se comparado a janeiro de 2010, segundo a empresa de consultoria Jato Dynamics.
Na segunda posição, a montadora japonesa teve um leve aumento de apenas 0,5% nas vendas, com 394.350 veículos. Especula-se que a principal causa da queda desse período seja o alto índice derecalls pelos quais os modelos da Toyota têm passado ultimamente. Querendo ou não, isso afeta a imagem da empresa junto ao público, que pode ficar um pouco relutante quanto a adquirir um produto que tem sofrido muitas críticas.
Em terceiro lugar no ranking de janeiro de 2011 está a norte-americana Ford, que vendeu 324.243 carros, uma alta de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Naseqüência, aparece a Chevrolet, com crescimento de 16% e 300.615 veículos vendidos.
Se tais resultados já não deixavam os investidores da Toyota dormirem direito, em março surge a possibilidade de queda para a terceira posição no ranking das maiores fabricantes mundiais de veículos, atrás da General Motors e da Volkswagen, por conta dos danos causados pelo terremoto e pela crise nuclear do Japão.Tais eventos levaram à montadora a cortar a produção local em quase dois terços no mês passado. Entre os maiores problemas estão a escassez de autopeças eletrônicas e de resinas, além do fato de os prejuízos causados em uma usina nuclear importante do país ter reduzido o fornecimento de energia.
A montadora japonesa anunciou no início do mês de maio de 2011, que seu lucro líquido despencou 77% noperíodo entre janeiro e março deste ano. Segundo a empresa, a queda também é conseqüência dos problemas de produção provocados pelo terremoto que atingiu o Japão em 11 de março e pelos efeitos do fortalecimento do iene. O lucro da companhia somou 25,4 bilhões de ienes (US$ 313 milhões) no quarto trimestre fiscal, em comparação com 112,2 bilhões de ienes no mesmo período do ano anterior


É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado automobilístic "toyota x gm"
  • toyota vs ford
  • FORD VS TOYOTA
  • GM
  • MERCADO DE TRABALHO DA MULHER: DESIGUALDADE FÁTICA VS IGUALDADE JURÍDICA.
  • toyota
  • toyota
  • toyota

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!