Mercado Monetário

Páginas: 9 (2214 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
Matriz de atividade individual*

Módulo: 02_Mercado Monetário
Atividade: Posicionamento Crítico
Título: Posicionamento Crítico Módulo 02
Aluno: Claudiomar Daniel Costa
Disciplina: Mercado Financeiro
Turma: Grad. 2014.1_Turma_02
Introdução

O presente posicionamento crítico avalia os impactos da crise financeira global sobre as instituições financeiras brasileiras. Com base nasinformações disponíveis pelo BCB, foi possível verificar a evolução e o desempenho do sistema bancário a partir da crise financeira de 2008 e como foi possível diminuir os riscos dentro desse sistema.

Evolução do mercado de crédito no Brasil antes e depois da crise financeira de 2008

O governo Lula, teve início em 2003, promoveu o incentivo às exportações, à diversificação dos investimentosfeitos pelo BNDES, estimulou o crédito, além do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento.
Esse governo caracterizou-se pela, taxa de crescimento do PIB em quatro anos (2003/2006) de 2,6% em média, pela baixa inflação, pela redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial.
Deve-se ao mérito de ampliar a oferta de dinheiro na economia e incentivar o consumo dapopulação de baixa renda. Criou modalidades novas de empréstimos que baratearam a taxa de juros e permitiram a milhões de pessoas se tornarem devedoras de bancos dos quais nunca haviam sido clientes.
Com isso tudo, em pouco mais de um ano, consumidores buscando a oferta
inédita de crédito absorveram cerca de 17 bilhões de reais. Observou-se, nos últimos anos, forte movimentação no mercado decrédito bancário no Brasil, que fez crescer vigorosamente os volumes de empréstimos e financiamentos.
A expansão da oferta de crédito foi estimulada pela retomada das atividades econômicas a partir do segundo semestre de 2003, que seguiu às fortes reduções promovidas pelo Banco Central na taxa básica de juros e pelo ambiente mais estável da economia nos planos interno e externo, isso tudo apósdois anos de baixo crescimento do PIB registrado durante o governo FHC (especificamente em 2001 e 2002).
Em 2007 houve a crise hipotecária no mercado norte-americano. O impacto dessa desaceleração econômica mundial passou a se refletir fortemente no Brasil no final de 2008 e início de 2009. A projeção de crescimento do PIB em 2009 seria de 1,8%, abaixo da meta projetada pelo Banco Central. Aprodução industrial também sofreu desaceleração acentuada nesse ano, apresentando mudanças pontuais, com alguma redução no fluxo de importação e exportação. O volume das operações de crédito do sistema financeiro manteve trajetória de expansão, para a qual contribuíram as medidas destinadas à preservação da liquidez do mercado doméstico, que compensaram, em parte, os efeitos decorrentes da criseinternacional.
Diante deste quadro, a economia real acaba por sofrer os impactos da crise em função da incapacidade dos sistemas financeiros dos países direta e indiretamente afetados em manter as suas linhas de crédito razoavelmente
intactas. Neste sentido, é importante observar que a duração e intensidade da
crise vão depender precisamente do sucesso dos planos de recuperação implementadospelos países.
Em linhas gerais, é possível observar, que o custo do crédito no Brasil permaneceu extremamente alto. Entre as causas principais estão: riscos elevados de inadimplência nos empréstimos, altas taxas de recolhimentos compulsórios sobre os depósitos nos bancos e a incidência de vários tributos sobre uma operação de crédito.
A oferta de crédito no Brasil é limitada pelasnecessidades de financiamento da dívida pública do governo federal, que concorre com o setor privado para rolagem da dívida. As elevadas necessidades de financiamento do setor público provocam efeitos negativos sobre a oferta de crédito.
Em países altamente evoluídos o crédito predomina, isto é, a maior parte das operações é efetuada através do mecanismo creditório. O crédito é sem dúvida o mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mercado monetario
  • MERCADO MONETÁRIO
  • Mercado Monetário
  • Mercado monetário
  • Mercado monetario
  • mercado monetario
  • Mercado monetario
  • Mercado monetario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!