Mercado Monetário

Páginas: 17 (4072 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2013



CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO I


ALDENIRA CARVALHO REBELO
AMÁLIA NELLY ALMEIDA DE SOUZA
ANA CLEICE BRAZÃO SOUSA
ATAIANE JAELLEN DE VASCONCELOS CAMPOS
CLEAME
EBER WILTON
EVERTON RIBEIRO DA SILVA
FILIPE DIOGO FILHO CRISPIM DE ARAÚJO
JAIME FERREIRA SOUSA
JAKELINE MARA CASTRO DOS REIS




MERCADO MONETÁRIO









Santarém-PA
outubro de 2011
ALDENIRACARVALHO REBELO
AMÁLIA NELLY ALMEIDA DE SOUZA
ANA CLEICE BRAZÃO SOUSA
ATAIANE JAELLEN DE VASCONCELOS CAMPOS
CLEAME
EBER WILTON
EVERTON RIBEIRO DA SILVA
FILIPE DIOGO FILHO CRISPIM DE ARAÚJO
JAIME FERREIRA SOUSA
JAKELINE MARA CASTRO DOS REIS



MERCADO MONETÁRIO



Trabalho apresentado à professora Fátima Ribeiro, como requisito de nota parcial na disciplina Economia e Negócio docurso de administração da Universidade Paulista – UNIP.






Santarém-PA
outubro de 2011
Mercado Monetário

No Brasil, o primeiro fundo de investimento surgiu em 1957, no bojo da euforia desenvolvimentista que marcou o início do governo de Juscelino Kubitschek. Não foi uma coincidência histórica. O Fundo Crescinco, como era chamado, nasceu porque seus administradores enxergaram no Brasiloportunidades semelhantes àquelas que administradores holandeses, ingleses e franceses viram no fim do século XIX: grandes projetos que necessitavam de financiamento. Na carteira do Crescinco havia ações da Willys-Overland do Brasil, a primeira fábrica de motores a gasolina do País, e de outras representantes da nascente indústria automobilística brasileira. O Crescinco pertencia à InternationalBasic Economic Corporation (Ibec) uma empresa do grupo Rockefeller.
Até 1964, o mercado financeiro nacional era muito incipiente. Foi somente com a Lei da Reforma Bancária, daquele ano, que se criaram instituições como o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central.
Nos anos 70, surgiram novas regras para estruturar o mercado financeiro nacional, destacando-se a legislação sobre fundosmútuos de investimento. Em 1965, a Lei de Mercado de Capitais já havia tratado desse tipo de investimento, mas só em 70 surgiu uma regulamentação específica.
Nos anos seguintes, a regulamentação sofreu diversas alterações.
Em 1967, ano de criação da ANBID, o Decreto-Lei 157 dá origem aos fundos fiscais de investimento em renda variável, os chamados Fundos 157. O objetivo era capitalizar asempresas por meio de investimentos em ações ou debêntures. O Decreto-Lei 157 concedia estímulos fiscais para que as empresas lançassem ações em bolsa e também para que as pessoas físicas investissem nesses papéis. Até 1978, os contribuintes recebiam, juntamente com a notificação do Imposto de Renda, um formulário para investir em algum Fundo 157 de sua escolha. Depois de preenchido, o formulárioera apresentado a uma das instituições credenciadas para efetivar a aplicação. O instrumento foi extinto em outubro de 1983.
Note que em todos esses momentos, a base da indústria de fundos no Brasil é o mercado de ações. Foi comprando ações de empresas por meio de fundos de investimento que brasileiros financiaram o desenvolvimento nacional.

O que é o Mercado Monetário?

O mercado monetário(money market) é um mercado especificamente para financiamentos e aplicações de curto prazo, no qual instrumentos financeiros de curto prazo como bilhetes do tesouro, papel comercial ou financiamentos inter-bancários são negociados.
O Mercado Monetário é constituído pelas instituições do mercado financeiro que possuem excedentes monetários e que estejam interessadas em emprestar seus recursosem troca de uma taxa de juros. Também é composto por aqueles agentes econômicos com escassez de recursos, que precisam de dinheiro emprestado para manter seu giro financeiro em ordem. É nesse ponto que chegamos a definir os prazos. No geral, as negociações com títulos e outros ativos no mercado monetário não ultrapassam os 12 meses. Por isso figuram nesse mercado, na grande maioria dos casos, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mercado monetario
  • MERCADO MONETÁRIO
  • Mercado monetário
  • Mercado monetario
  • mercado monetario
  • Mercado monetario
  • Mercado monetario
  • mercado monetario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!