Mercado imobiliario

Páginas: 6 (1357 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
Ultimamente tem se falado muito na possível desaceleração do mercado imobiliário, ou que seja o tal famoso efeito “bolha”. Dentre as minhas análises prefiro acreditar que estamos numa fase de um amadurecimento do setor, processo este que se faria necessário visto o grande “boom” imobiliário dos últimos anos. Esta desaceleração, segundo os economistas, nos leva de volta ao patamar de 2010, que jáera um patamar de crescimento; e não se fala em demissões no setor, muito pelo contrário. As construtoras têm optado por entregar o que já tem em andamento, a abrir novos negócios, como se num processo realmente de amadurecimento. Segundo o Sinduscon, o setor ainda deve crescer este ano 3,5% sobre 2012, que por sua vez cresceu 4% sobre 2011.
Em 2008 o mercado andava carente de empreendimentosque atendessem ao comportamento da população, sem falar no enorme déficit habitacional que vínhamos acumulando. Com a grande oferta de crédito e com a estabilização da economia, tudo isso muito incentivado pelo Governo, o que aumentou o poder de compra da população em geral, ocasionou toda esta especulação imobiliária.
Em alguns casos, empreendimentos eram lançados e em menos de um dia já estavamtotalmente vendidos. As construtoras passaram a estudar o comportamento das pessoas, e oferecer produtos com serviços adequados aos perfis dos compradores. Passaram a investir em estratégias de marketing e juntamente com a oferta de crédito conseguiram mostrar que é possível a compra da casa própria, mesmo que financiado a perder de vista.
Com o estudo do comportamento das pessoas, foi possívelidentificar que hoje quem mora em São Paulo está disposto a pagar mais para ter um pouco do que se chama de ‘qualidade de vida’ e morar o quanto mais próximo for do seu trabalho, ou dos centros de lazer e comércio de suas preferências. Por conta da grande sensação de insegurança da cidade (que não é apenas sensação) passou a se vender mais produtos do tipo condomínio clube, passou a ser necessidadesumária possuir um imóvel com uma grande varanda para receber os amigos nos finais de semana. Também as pessoas hoje são mais individuais ou independentes e por isso cada vez mais é maior a procura por apartamentos pequenos para solteiros ou casais, com ofertas de serviços, principalmente localizados estrategicamente, pois hoje não é ruim mais viver sozinho ou não ter filhos. Que abre umparênteses para falar da região central no Baixo Augusta, região boêmia e com grande oferta cultural, que atende a este perfil de compradores e teve a valorização do seu metro quadrado em 172% nos últimos cinco anos, índice este acima do apurado na média da cidade de São Paulo, que segundo a FipeZap teve a valorização em 168,8% no mesmo período.
E aí esta pergunta tem sido feita: E com a desaceleração dosetor os preços como ficam? Esta é sempre uma resposta bastante difícil de dar. Pois é necessário que se faça um estudo macro não só do mercado imobiliário, mas como da economia e políticas do Governo. Se analisarmos de forma simples, devo acreditar que ainda sim, porém muito pouco. E o raciocínio é este: A oferta de terrenos bons na cidade está diminuindo, o que naturalmente fará com os querestam passem a custar mais caro. Os imóveis antigos que são bem localizados, desde que não haja uma total mudança no traçado comportamental da cidade, deverão permanecer bem localizados, e com isso mesmo que com a tipologia desatualizada, seu valor por m2 não deverá cair. No máximo cederão seus espaços a outros mais modernos, o que também não faz com que se caia o valor do metro quadrado. Por outrolado, o Governo que também não está querendo deixar a peteca cair, já anunciou para este ano a redução das taxas de juros para os imóveis financiados com valor acima de R$500 mil reais, e o aumento para R$750mil o valor máximo dos imóveis que o trabalhador pode comprar com o seu saldo do FGTS. Tudo acima indica alta, certo? Mas o que já se vem falando por aí é que o que vai acontecer será uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mercado imobiliário
  • Mercado imobiliario
  • Mercado Imobiliário
  • mercado imobiliário
  • MERCADO IMOBILIARIO
  • mercado imobiliarios
  • Mercado imobiliário
  • Mercado imobiliario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!