mercado imobiliário

Páginas: 18 (4373 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2014
1. INTRODUÇÃO

Temos visto, principalmente nos últimos 20 anos, um enorme crescimento do mercado imobiliário nacional que se deve a diversos fatores, dentre os quais podemos citar, a maior oferta de crédito para o setor, o aumento do poder aquisitivo das famílias brasileiras, a redução da taxa básica de juros e as alterações na regulamentação visando diminuir o déficit habitacional existente.A atividade imobiliária, que transcende em muito o conceito de construção, é uma alavanca viável para o crescimento econômico. Não só porque constrói, alimentando a economia, gerando empregos e ampliando as indústrias de materiais. Sua importância vai além, pois, ordena as cidades, organiza o desenvolvimento urbano e possibilita o acesso à habitação.
O mercado imobiliário é um setor importantepara a economia do país por gerar empregos e renda, mobilizando pessoas e muitos recursos financeiros em diversos setores da sociedade. Este mercado apresenta enorme grau associação e integração ao desenvolvimento do espaço urbano das cidades e da qualidade de vida das populações, apresentando uma forma dinâmica e inter-relacionada com o crescimento da economia local.
Segundo Botelho (2007), osetor imobiliário é o centro das atividades relacionadas à construção civil, pois ele é responsável pelas atividades de loteamento, compra, venda, locação, entre outras atividades que norteiam o processo da construção. Todavia o setor imobiliário se distingue do setor da construção civil por não abranger as grandes obras de infraestrutura. Empresas ligadas a produção de materiais de construção eprestadores de serviços especializados fazem parte do setor imobiliário por desempenharem papel fundamental na multiplicação do capital investido na construção (BOTELHO, 2007).
De acordo com Sartori (2008) o comércio e a indústria de serviços vêm crescendo em paralelo com o surgimento de vários tipos de atividades como a comercialização de materiais de construção, jardinamento, serviços dearquitetura, remodelação de espaços, móveis especiais, aparelhos de eletrônica da linha branca, imagem e som, material de divulgação, etc. Dessa forma, há também um crescimento no campo da especialização da mão de obra e uma exigência dos consumidores que hoje detêm maiores conhecimentos e informações.
Segundo Abramo (1988), o mercado imobiliário é um elemento importante na conformação dasestruturas urbanas e apresenta a característica de articular-se com o processo de industrialização ao possibilitar a valorização de capitais e ser também subproduto e produtor da urbanização. Para o autor, a análise das atividades voltadas à edificação urbana é reveladora de elementos importantes da dinâmica econômica, assim como explica a atuação de uma das principais forças do processo de estruturaçãodos ambientes construídos urbanos brasileiros.
O presente trabalho tem como objetivo estudar o mercado imobiliário Brasileiro através da coleta de dados e informações em trabalhos e estudos no setor além de associações e agências como IPEA, SIDUSCON, FGV e IBGE. Dessa forma será feito um levantamento dos principais fatores que influenciam o mercado imobiliário bem como as perspectivas futuras etendências desse mercado na economia nacional, com foco no setor habitacional.
Para a discussão das perspectivas e tendências torna-se necessário analisar o contexto ao qual o mercado imobiliário está inserido no país, suas principais características, importância econômica e sua conexão com o capital financeiro.
O capítulo 1 apresenta uma introdução ao tema com apresentação do contexto,justificativas e objetivos do trabalho. O capítulo 2 apresenta uma breve contextualização histórica do mercado imobiliário no Brasil. No capítulo 3, são apresentados o modelo institucional e financeiro do mercado imobiliário com foco na política habitacional e crédito imobiliário. O quarto capítulo apresenta uma avaliação dos fatores demográficos e socioculturais característicos do mercado imobiliário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado imobiliario
  • Mercado imobiliario
  • Mercado Imobiliário
  • mercado imobiliário
  • MERCADO IMOBILIARIO
  • mercado imobiliarios
  • Mercado imobiliário
  • Mercado imobiliario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!