Mercado digital

Páginas: 2 (332 palavras) Publicado: 16 de maio de 2011
Mercado Digital

A redução dos custos de pesquisa e distribuição de informação induzida pela Internet veio criar um mercado digital onde as pessoas podem trocar grandes quantidades de informaçãodirecta e instantaneamente sem custos. Esta nova realidade permite poupar tempo e dinheiro na localização do produto adequado e na determinação do melhor preço para esse produto.
Por outro lado, aInternet reduz a assimetria de informação. A assimetria de informação existe quando uma das partes envolvidas na transacção possui mais informação do que a outra, ficando assim com maior poder negocial.Nos mercados digitais, existindo uma maior facilidade de acesso aos preços, há uma maior transparência do que nos mercados tradicionais.
Os mercados digitais são muito flexíveis e eficientes porquefuncionam com custos de pesquisa e transacção reduzidos, menores custos de alteração de preços, possibilidade de efectuar discriminação de preços, isto é, a possibilidade de alterar os preçosdinamicamente de acordo com o comportamento da procura ou da oferta.
Os mercados digitais oferecem a possibilidade de realizar vendas directas na Web, permitindo aos produtores vender os seus produtos eserviços directamente aos clientes sem passarem pelos intermediários, como distribuidores e retalhistas. Esta desintermediação, isto é, a remoção de organizações ou de camadas no processo de negócioresponsáveis por passos intermédios na cadeia de valor, pode permitir oferecer benefícios quer para os vendedores, quer para os compradores
Fig. 2 - Benefícios da desintermediação para o consumidorProdutos Digitais
O mercado digital da Internet provocou uma grande expansão das vendas de produtos digitais. Os produtos digitais são bens que podem ser entregues através de uma rede digital, como aInternet.
Bandas sonoras, vídeo, software, jornais, revistas e livros podem ser todos armazenados, vendidos, expedidos e entregues como produtos puramente digitais. De forma geral, num produto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MERCADO DIGITAL
  • O mercado da música digital
  • Estruturas de mercado e a economia digital
  • Mercados e mercadorias digitais
  • Exclusão digital e o mercado de trabalho
  • Posicionamento de Marcas Tradicionais no Mercados Digitais
  • A relação das empresas de soluções digitais e o mercado de comunicação
  • A tecnologia com meio de exclusão digital, social e no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!