Mercado de opsçoes

1189 palavras 5 páginas
Operação no mercado de opções
O Mercado de opções é onde se negociam opções, que são instrumentos utilizados no mercado financeiro, onde uma opção confere, ao titular, o direito de comprar ou de vender um determinado ativo, por um determinado valor.
O mercado de opções é o mercado em que são negociados direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício preestabelecidos.
Assim, o mercado de opções é de onde são negociados os direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício preestabelecidos.
Ele foi criado com o objetivo básico de oferecer certo mecanismo de proteção ao mercado de ações contra possíveis perdas. Os participantes do mercado que usam opções para limitar os riscos de oscilação de preços, são conhecidos como hedgers. Entretanto, o mercado também precisa de participantes que estejam dispostos a assumir o risco, estes são os chamados, especuladores.
Sendo assim, o titular de uma das opções paga um prêmio, podendo assim exercer até a data de seu vencimento (no estilo americano) ou na data de vencimento (no estilo europeu), ou podendo também revender no mercado.
Uma das opções de compra confere ao seu titular o direito de comprar as chamadas ações objeto, ao preço de exercício, que são obedecidas pelas condições estabelecidas pela BOVESPA.
No caso da opção de compra o titular pode perder a sua totalidade do capital investido em um determinado período de tempo relativamente curto, o seu prejuízo máximo é o valor do premio.
Nesse caso o lançador pode ser do tipo descoberto, onde ele se compromete a entregar títulos que não possui (se ele for designado para tal), assim ficando em situação de grande risco, por conta do mercado que se movimenta muito e ele pode se movimentar em direção contrária a sua expectativa. No tipo coberto ele corre pouco risco, pois possui as ações que deverá entregar em caso de exercício, como por exemplo, cobertura a sua ação.
O lançador, de uma ação de compra é

Relacionados