Mercado de exportação

Páginas: 26 (6424 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS

EXPORTAÇÃO DE SANDALIAS DE COURO PARA A ARGENTINA

GOIÂNIA-GO
2012/2

1. INTRODUÇAO
Segundo a denominação do IBGE, o setor de calçados é composto pelo conjunto de empresas que produzem os mais variados tipos de calçados para crianças, mulheres e homensexcluindo-se as indústrias de calçados ortopédicos e de segurança industrial. As empresas que utilizam o couro como matéria-prima responde por 83,3% do número total de estabelecimentos e 64,6% do valor da produção (IBGE, 1980) e 98% do valor das exportações (ABAEX, 1991).
As empresas do setor calçadista, segundo OLIVEIRA & MEDEIROS (1995), podem ser didaticamente classificadas em:
a. grandesempresas – atuam basicamente no mercado interno, com forte presença na produção de tênis, com maiores investimentos em tecnologia e marketing;
b. médias empresas – ligadas em geral ao segmento de couro, têm atuação voltada fundamentalmente para o mercado externo, apresentando níveis de tecnologia e gastos com marketing diferenciados;
c. micro e pequena empresas – utilizam-sepreponderantemente de processos artesanais.
O setor de calçados no Brasil se caracteriza pela existência de um grande número de empresas, com destaque para as pequenas e médias. De acordo com Censo Industrial de 1980, o setor de calçados possuía 5.109 estabelecimentos (em 1996 esse número era de 4000) representando 2,4% do total da indústria de transformação brasileira, dos quais apenas 1% possuía mais de 500empregados.
A indústria de calçados de couro é um dos setores de maior importância na economia brasileira. Tal importância advém do volume de divisas geradas ao país em função das exportações, da geração de empregos em um universo de cerca de quatro mil empresas e pela influência econômica e social nos pólos produtores de calçados, de artefatos de couro e de insumos (GORINI & SIQUEIRA,1997). A concentração regional da produção é outro importante aspecto da indústria calçadista brasileira. Basicamente são dois os grandes pólos industriais produtores de calçados no Brasil sendo eles: a região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, e a cidade de Franca, no Estado de São Paulo. A primeira é responsável pela produção aproximada de 25,0% da produção nacional (a região Sul é 7).Estratégia e Organizações responsável por 33,7% da produção nacional), e Franca que produz 5,4% da produção nacional (sendo a região Sudeste responsável por 46,7% da produção nacional), segundo dados da ABAEX (1991).
O setor ao longo do biênio 1999/2000 apresentou uma considerável retomada de crescimento dada à desvalorização cambial ocorrida no início de 1999, favorecendo as exportações de calçados(SALGUEIRO, 1999).
As indústrias têm como principais fornecedores de matéria-prima as empresas químicas, indústrias de máquinas e componentes e, principalmente, os curtumes, os quais podem fornecer o couro em estágios distintos de processamento. Por sua vez, a produção de calçados se destina ao mercado externo, através das grandes empresas exportadoras, cadeias de lojas e atacadistas, e ao mercadodoméstico, representado pelos distribuidores domésticos, cadeias de lojas e, em menor freqüência, as lojas dos próprios fabricantes.

2. PESQUISA DO MERCADO INTERNACIONAL
Entre as mais de 4 mil indústrias de calçados de couro coexistem diferentes economias de escala, desde aquelas que operam de forma artesanais até mesmo grandes empresas voltadas exclusivamente ao mercado externo as quaisoperam no sentido de obter vantagens em custos dadas os grandes investimentos de capital que realizam.
A diferenciação do produto via identificação da marca do calçado, é um aspecto forte quando o produto é direcionado ao mercado doméstico na medida em que as grandes empresas, através de esforços de publicidade, divulgam seus produtos no mercado interno. Por outro lado, são poucas as empresas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EXPORTAÇÃO DE AVES PARA O MERCADO ISLÂMICO
  • Pesquisa de mercado de exportação
  • Mercado Internacional
  • Exportação da cultura acaieira para o mercado australiano
  • Pesquisa de mercado para exportação de carnes exóticas
  • Pesquisa de mercado exportação carne bovina do brasil para a russia
  • Análise do mercado moveleiro e suas exportações: processo de exportação para a argentina
  • Mercado Internacional de Biocombustíveis e Barreiras à Exportação do Etanol no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!